Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei credito sei BOAS PRATICAS Consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Juntos Para Competir promove ações para valorizar cultura do Campo à Mesa na Expointer 2023

Iniciativa da Farsul, Senar-RS e Sebrae RS vai realizar oficinas temáticas de harmonização, cultivo protegido e preparação de pratos com cortes de carne

atualizado em: 18/08/23

Da Redação

COMPARTILHE

Para promover as principais riquezas e sabores produzidos em solo gaúcho, o estande do Programa Juntos Para Competir (JPC) na Expointer 2023 realiza uma série de ações junto às cadeias produtivas da vitivinicultura, horticultura, pecuária de corte e leite e derivados. Localizado no Pavilhão Internacional da feira, o espaço vai contextualizar e enaltecer algumas das principais riquezas produzidas nas propriedades rurais do Estado, por meio de oficinas diárias de harmonização – com vinhos, espumantes, sucos, queijos e doce de leite – além de apresentações com chef de cozinha preparando pratos com cortes carnes das principais associações de raças juntamente com sessões de degustação e apresentação de técnicas de produção de hortaliças em um espaço de cultivo protegido. 

Oriunda de uma parceria desenvolvida há 18 anos pela Farsul, Senar-RS e Sebrae RS, a iniciativa terá como tema “Do Campo à Mesa”, reforçando a trajetória do alimento desde sua origem até o momento de ser servido. “A ideia é mostrar a riqueza desses produtos aos consumidores. Queremos que o público veja a qualidade da produção gaúcha, e entenda as razões pelas quais os produtos desenvolvidos no estado são tão qualificados”, comenta o analista de competitividade setorial do Sebrae RS, Fabiano Nichele. Para isso, cada uma das oficinas vai contar com um especialista que discorrerá sobre as regiões e processos de produção.  

Harmonização 

Ao longo da Expointer 2023, o Programa Juntos Para Competir vai realizar oficinas diárias gratuitas de harmonização. Nos encontros, técnicos do Programa JPC, especialistas do Senac-RS e alguns dos mais relevantes produtores gaúchos de espumantes, vinho (branco e tinto), suco de uva, queijo e doce de leite irão unir conteúdo e sabores em uma experiência imersiva. A atividade vai sensibilizar o consumidor quanto à qualidade dos produtos gaúchos, além de abordar, tecnicamente, as vantagens de consumir o vinho e trazer dicas de harmonização entre os produtos. A iniciativa traz um olhar atento à história e evolução destes produtos em termos de qualidade e mercado, abordando estratégias de agregação de valor e desenvolvimento territorial. 

Espaço de Cultivo Protegido 

Para dar oportunidade de acesso a novas tecnologias e soluções aos produtores, o Programa JPC apresenta o Espaço de Cultivo Protegido. Também conhecido como “Estufa Modelo”, o ambiente terá o suporte dos técnicos do JPC e do Senar/RS, que farão demonstrações diárias das tecnologias utilizadas para melhoria de produtividade e otimização de processos relacionados à plasticultura, como: sistema de nebulização; irrigação/fertirrigação; iluminação artificial; automatização manual ou remota; rastreabilidade digital; automação da irrigação e controles de umidade do solo; utilização de bioinsumos, dentre outras funcionalidades. Os principais benefícios do modelo estão relacionados à redução do desperdício, melhor utilização de insumos e dos recursos hídricos, mitigação dos prejuízos causados por intempéries climáticas e garantia ampliada da produção com segurança. 

Vitrine da Carne Gaúcha 

Atração tradicional da Expointer, a Vitrine da Carne Gaúcha busca valorizar a excelência de um dos principais produtos do agronegócio no RS, apresentando ao público a origem dos tradicionais cortes de carne, tipos de subcortes e oportunizando o preparo de receitas. Também será possível conhecer as raças produtoras de carne, através de apresentações realizadas por técnicos das associações de raças produtoras de carnes selecionadas. Serão trabalhados cortes de bovinos, ovinos, suínos e aves, que estreiam na programação. Este é o primeiro ano com a presença da Asgav.  

A iniciativa também conta com um site onde é possível buscar mais informações sobre cortes de bovinos, ovinos e suínos e ter acesso a um e-book de receitas. Acesse www.vitrinedacarne/farsul.org.br e confira! 

Expointer 2023 

Em sua 46ª edição, a Expointer ocorre em Esteio, de 26 de agosto a 3 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil. A feira é uma realização do governo do Estado e dos copromotores Febrac, Fetag, prefeitura de Esteio, Simers, Sistema Farsul e Sistema Ocergs-Sescoop/RS. 

 

 

 

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

27 de Fevereiro de 2024

Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora tem 41 municípios finalistas em 2024

SAIBA MAIS

 

27 de Fevereiro de 2024

Capão do Leão regulamenta Lei de Liberdade Econômica no âmbito municipal

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: