Mais buscados: Mei credito sei BOAS PRATICAS CONSULTORIA
Da Redação
Um evento para ampliar as discussões e entender mais sobre a importância da rastreabilidades de produtos hortifrutícolas comercializados in natura, que a partir de 2021, devem estar devidamente adequados ao conjunto de procedimentos envolvendo a rastreabilidade. Assim será o Workshop Inovação e Rastreabilidade, que acontecerá no dia 28 de outubro, às 14h, no Auditório Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves.
O evento inicia com a palestra: “A importância e as vantagens da rastreabilidade”, com Matheus Schneider da Paripassu, importante tema para os produtores devido à nova legislação em vigor. Segue com a palestra “Criatividade e Inovação”, com o Pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, Marcos Botton, que abordará esse tema no contexto da propriedade rural.
Na sequência, será realizada a entrega dos certificados do Programa de Boas Práticas Agrícolas em Frutas e Hortaliças para os produtores rurais do Projeto de Horticultura da Serra Gaúcha – ciclo 2018-2019. Esse ocorreu através do Programa Juntos para Competir, desenvolvido por Farsul, Senar-RS e Sebrae RS, em parceria com a Embrapa Uva e Vinho e SENAR.
“A metodologia desenvolvida e aplicada no grupo piloto dos produtores rurais tem por objetivo atender aos interesses do mercado e do consumidor, além de garantir sua sustentabilidade. Hoje, é essencial que o produtor adote procedimentos de Boas Práticas Agrícolas, oferecendo ao mercado e consumidor, produtos frescos, saudáveis, com qualidade e seguros”, destaca a Gestora de Projetos de Agronegócios , Angelica Louvani Inácio Brandalise.
Nessa turma piloto participaram 53 produtores rurais do Projeto de Horticultura da Serra, sendo 46 aptos para receber a certificação dos seguintes municípios: Antônio Prado, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Nova Pádua.
Sobre a rastreabilidade
A rastreabilidade é o conjunto de procedimentos que permite detectar desde a origem de um produto até ele chegar ao consumidor, resultando em um sistema completo de informação da condução da produção e comercialização. As regulamentações sobre rastreabilidade foram feitas pelo Ministério da Agricultura juntamente com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Hoje, as culturas do grupo 1 (citros, maçã, uva, batata, alface, repolho, tomate e pepino) já têm a obrigatoriedade de estarem com a rastreabilidade plena, enquanto os produtos dos grupos 2 e 3 devem entrar em vigência plena em 1º de agosto de 2020 e em 1º de agosto de 2021, respectivamente.
Programação
14h – Credenciamento
14h15 – Abertura
14h30 – Palestra: A Importância e as vantagens da rastreabilidade. Matheus Schneider, Paripassu
15h15 – Palestra: Criatividade e Inovação. Marcos Botton, pesquisador Embrapa Uva e Vinho
16h – Entrega dos certificados do programa Boas Práticas Agrícolas em Frutas e Hortaliças para produtores do ciclo de capacitação 2018-2019
16h30 – Coquetel de encerramento
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.