Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei MEI CREDITO Consultoria boas Praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Juntos para Competir realiza workshop Inovação e Rastreabilidade

Evento acontece no dia 28/10, em Bento Gonçalves

atualizado em: 25/10/19

Da Redação

COMPARTILHE

Um evento para ampliar as discussões e entender mais sobre a importância da rastreabilidades de produtos hortifrutícolas comercializados in natura, que a partir de 2021, devem estar devidamente adequados ao conjunto de procedimentos envolvendo a rastreabilidade. Assim será o Workshop Inovação e Rastreabilidade, que acontecerá no dia 28 de outubro, às 14h, no Auditório Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves.

O evento inicia com a palestra: “A importância e as vantagens da rastreabilidade”, com Matheus Schneider da Paripassu, importante tema para os produtores devido à nova legislação em vigor. Segue com a palestra “Criatividade e Inovação”, com o Pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, Marcos Botton, que abordará esse tema no contexto da propriedade rural.

Juntos para Competir realiza workshop Inovação e Rastreabilidade

Na sequência, será realizada a entrega dos certificados do Programa de Boas Práticas Agrícolas em Frutas e Hortaliças para os produtores rurais do Projeto de Horticultura da Serra Gaúcha – ciclo 2018-2019. Esse ocorreu através do Programa Juntos para Competir, desenvolvido por Farsul, Senar-RS e Sebrae RS, em parceria com a Embrapa Uva e Vinho e SENAR.

“A metodologia desenvolvida e aplicada no grupo piloto dos produtores rurais tem por objetivo atender aos interesses do mercado e do consumidor, além de garantir sua sustentabilidade. Hoje, é essencial que o produtor adote procedimentos de Boas Práticas Agrícolas, oferecendo ao mercado e consumidor, produtos frescos, saudáveis, com qualidade e seguros”, destaca a Gestora de Projetos de Agronegócios , Angelica Louvani Inácio Brandalise.

Nessa turma piloto participaram 53 produtores rurais do Projeto de Horticultura da Serra, sendo 46 aptos para receber a certificação dos seguintes municípios: Antônio Prado, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Nova Pádua.

 

Sobre a rastreabilidade

A rastreabilidade é o conjunto de procedimentos que permite detectar desde a origem de um produto até ele chegar ao consumidor, resultando em um sistema completo de informação da condução da produção e comercialização. As regulamentações sobre rastreabilidade foram feitas pelo Ministério da Agricultura juntamente com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Hoje, as culturas do grupo 1 (citros, maçã, uva, batata, alface, repolho, tomate e pepino) já têm a obrigatoriedade de estarem com a rastreabilidade plena, enquanto os produtos dos grupos 2 e 3 devem entrar em vigência plena em 1º de agosto de 2020 e em 1º de agosto de 2021, respectivamente.

 

Programação

14h – Credenciamento

14h15 – Abertura

14h30 – Palestra: A Importância e as vantagens da rastreabilidade. Matheus Schneider, Paripassu

15h15 – Palestra: Criatividade e Inovação. Marcos Botton, pesquisador Embrapa Uva e Vinho

16h – Entrega dos certificados do programa Boas Práticas Agrícolas em Frutas e Hortaliças para produtores do ciclo de capacitação 2018-2019

16h30 – Coquetel de encerramento

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

19 de Fevereiro de 2020

Palestra em Caxias do Sul traz um novo olhar sobre a moda

SAIBA MAIS

 

17 de Fevereiro de 2020

Sebrae RS e CNPq abrem seleção para o Projeto ALI - Agente Local de Inovação

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 11/02/2020 09:30

Plataforma conecta pequenos negócios de design e arquitetura com potenciais clientes

Sebrae RS Podcast 07/02/2020 08:30

Cidade Empreendedora, um programa do Sebrae RS para acelerar o desenvolvimento dos municípios

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: