Mais buscados: mei credito Sei Boas Praticas CONSULTORIA
Da Redação
Lagoa Vermelha – Uma ação conjunta entre a Prefeitura Municipal de Lagoa Vermelha, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e o Sebrae/RS, está impulsionando a gestão de empreendimentos novos e aqueles já estabelecidos na cidade. O Programa Estratégico de Planejamento Empresarial (PEPE) engloba uma série de etapas e capacitações para quem deseja potencializar a gestão do seu negócio. A edição piloto contou com a participação de 30 empresas e foi realizada em 2017. O próximo ciclo terá inscrições abertas em fevereiro.
O município de Lagoa Vermelha é conhecido por suas diversas ações na área de políticas públicas, incluindo a implantação da Lei Geral, Redesimples e iniciativas de educação empreendedora. De acordo com o gestor de Políticas Públicas do Sebrae/RS na Região Planalto, Patric Cunha Strapazzon, a prefeitura intensificou ações com foco nas pequenas empresas em 2017, que resultou no PEPE. “Nós indicamos quais ferramentas poderiam ser aplicadas e eles formataram uma espécie de pacote. Com isso, convidaram empresas para a adesão e iniciaram a edição experimental”, disse.
O programa tem duração de seis meses. No atendimento inicial, feito dentro da empresa, um técnico especializado realiza o diagnóstico e aponta sugestões de melhorias. É criado, então, um plano de ações, que recebe acompanhamento em encontros posteriores. O gestor de projetos de atendimento territorial do Sebrae/RS na Região Planalto, Rodrigo Bonfanti, explica que podem participar do programa micro e pequenas empresas (MPEs) e empresas de pequeno porte (EPP), com os tributos e licenças em dia. “As consultorias que cada uma irá receber dependerão das necessidades individuais. Além de gestão, incentivamos também a participação dos empresários em processos de licitação de compras governamentais”, destaca.
Segundo Bonfanti, o impacto do PEPE tem sido a melhora da gestão e o desenvolvimento dos processos de inovação. “Cada uma apontou resultados em uma área diferente. Tivemos trabalho com foco em ambiente de loja, desenvolvimento de marca, mudança da identidade visual, entre outros aspectos”, conta. O secretário de Desenvolvimento Econômico de Lagoa Vermelha, João Paulo Salvador, ressalta também que, após o término do programa, o empresário poderá contratar alguma consultoria complementar com subsídio da prefeitura de até 70%. “Todo esse esforço modifica completamente a rotina da empresa. A primeira edição foi um sucesso”, comemora.
Salvador reforça a importância da iniciativa especialmente para os novos empreendimentos. “Sabemos que a taxa de mortalidade de empresas novas é muito alta, e que planejamento é fundamental. Aqui no município, de cada dez MPEs, apenas uma tem plano de negócios. Podemos com isso minimizar os problemas”, finaliza. O próximo ciclo terá inscrições divulgadas em fevereiro, ainda sem data definida.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
11 de Dezembro de 2024Lançamento: Ecossistema de Inovação de Santiago é apresentado no dia 18
SAIBA MAIS11 de Dezembro de 2024
Seminário em Cruz Alta destaca oportunidades de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.