Loading SEBRAE

Mais buscados: mei Credito SEI boas praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Lançamento do Projeto 4E – Lajeado: Transformando Contraturno Escolar em Oportunidade Empreendedora

atualizado em: 06/03/24

Da Redação

COMPARTILHE

Sebrae e Secretaria de Educação de Lajeado unem forças para impulsionar a educação empreendedora entre estudantes do nono ano

 

Aconteceu nesta quarta-feira (06), o lançamento do Projeto 4E, uma iniciativa pioneira que visa transformar o contraturno escolar em uma oportunidade de desenvolvimento empreendedor para estudantes do nono ano. O evento aconteceu no Labilá de Lajeado e marcou o início de uma parceria estratégica entre o Sebrae e a Secretaria de Educação do município, focada em capacitar jovens e promover a inovação social. O projeto-piloto será implementado em duas escolas, EMEF FOK e EMEF Alfredo Lopes da Silva, e contará com a participação de 42 estudantes.

Durante todo o ano de 2024, o Sebrae estará presente, oferecendo uma programação todas as tardes de quartas-feiras que complementará o contraturno escolar desses jovens. O momento inclui a presença de especialistas abordando temas como cyberbullying, uso da inteligência artificial, inovação social, diversidade e inclusão, educação empreendedora e comunicação. O encerramento do projeto acontecerá no Instituto Caldeira em Porto Alegre, com uma visita guiada, palestra inspiradora e a entrega de certificados, reforçando o compromisso com a formação integral dos participantes.

Para Bruna Mendel de Quadros, da coordenação da secretaria de educação de Lajeado, “no município não havia ainda uma oferta de contraturno para os alunos dos anos finais. Então, com isso, a gente escreve esse projeto, pensando também na diversidade das habilidades dos alunos a serem desenvolvidas, não é simplesmente ficar na escola mais tempo, mas é um ficar na escola com qualidade, com intencionalidade e provocando novos olhares. ” Bruna comenta ainda sobre a importância de ter o Sebrae como parceiro, pois é algo que está além da escola, das experiências que ela possibilita, porque é uma experiência de empreendedorismo, uma empreendida de inovação, tem um pensamento científico, tem um envolvimento com a comunidade. E destaca ainda que a importância do projeto vai além dos estudantes, vai também à comunidade escolar, porque quando um grupo na escola se movimenta, toda a escola se movimenta.

Liane Klein, gerente da região Vales do Taquari e Rio Pardo do Sebrae RS, destaca a importância da parceria com o município de Lajeado, de um projeto construído a várias mãos e traz um leque de novas possibilidades para esses jovens que participarão no decorrer do ano.

Este lançamento é apenas o primeiro passo de uma jornada que objetiva transformar o contraturno escolar em uma experiência enriquecedora e transformadora para os jovens de Lajeado, preparando-os para os desafios do mundo atual e estimulando o desenvolvimento de uma mentalidade empreendedora desde cedo.

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

12 de Abril de 2024

Projeto pioneiro de Educação de Jovens e Adultos em Lajeado promove formação empreendedora

SAIBA MAIS

 

12 de Abril de 2024

Desenvolvimento Sustentável: Turismo de Natureza em Triunfo avança com o Cidade Empreendedora

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: