
Mais buscados: MEI CREDITO SEI boas Praticas Consultoria

Da Redação

São Miguel das Missões – Uma iniciativa pioneira do Programa Juntos para Competir vai estimular a produtividade em cinco municípios gaúchos. O projeto Integração Lavoura-Pecuária na Região Noroeste, operado por meio do programa promovido por FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE/RS, é o primeiro em nível nacional a abranger diversas propriedades ao mesmo tempo. O lançamento ocorrerá no dia 14 de maio, em São Miguel das Missões, no Hotel Tenondé (Rua São Miguel, 664), a partir das 16h.
Os diretores do SEBRAE/RS, Derly Fialho e Ayrton Pinto Ramos, estarão presentes na apresentação do projeto. Representando a superintendência do SENAR-RS, participa o coordenador técnico da instituição Umberto de Moraes. Conforme explica a técnica do SEBRAE/RS na Regional Noroeste Eloisa Muxfeldt Arns é uma alternativa para estimular o aumento de produtividade para a agricultura e a pecuária, através do sistema de produção integrada, ao mesmo tempo em que ajuda na recuperação de áreas degradadas. “Queremos trabalhar com o estímulo ao manejo sustentável do solo possibilitando aumento da rentabilidade para as duas atividades”, conta.
Com duração de três anos e com 103 propriedades cadastradas, é a primeira vez que um projeto irá atender um número tão grande de produtores. “Nunca tivemos nada nesse nível, apenas iniciativas individuais”, ressalta a técnica. “Eles foram convidados por meio de parceiros locais, como os Sindicatos Rurais de São Miguel das Missões, Jóia, São Luiz Gonzaga e Santo Ângelo e da Prefeitura Municipal de Caibaté, municípios atendidos”, explica. A primeira etapa, que já foi realizada, consiste em um diagnóstico para conhecimento da situação de cada propriedade.
Conforme o técnico do SENAR-RS Antônio Aguinaga, o tema central do projeto é a busca pela potencialização dos resultados, tanto da pecuária quanto da lavoura. “Se bem manejadas, as atividades somadas podem conferir aos sistemas de produção maiores ganhos de produtividade e maior renda ao produtor”, explicou.
Após o lançamento, Eloisa revela que as etapas seguintes contemplam capacitações como a D’Olho na Qualidade Total Rural, análise de solo através do Bônus Metrologia (cujos dados serão coletados no início e no final do projeto), consultorias individuais de quatro horas a cada dois meses e as chamadas clínicas tecnológicas, que são encontros em grupo com assuntos de interesse.
Cronograma do evento
16h – Abertura e recepção aos participantes
17h – Palestra Integração Lavoura-Pecuária: uma oportunidade de intensificação sustentável. Prof. Paulo Carvalho (UFRGS)
Perguntas
19h – Apresentação dos resultados do diagnóstico e do cronograma do projeto – Eloísa Muxfeldt Arns – Gestora SEBRAE/RS
19h30 – Apresentação do programa D’Olho na Qualidade Total Rural – Consultor Leomar Fachinetto
19h50 – Considerações finais
Siga o SEBRAE RS
Notícias
14 de Novembro de 2025Venâncio Aires dá início ao trabalho de regulamentação da Lei de Inovação
SAIBA MAIS13 de Novembro de 2025
Com apoio do Sebrae, Festival do Xis valoriza o turismo gastronômico de Santa Maria
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.