Mais buscados: mei credito Sei Boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Erechim – Parece brincadeira de criança, mas o objetivo mesmo é ganhar dinheiro. A Oficina Desenvolvendo Novas Ideias de Negócios LEGO Serious Play, desenvolvida neste sábado no Salão do Empreendedor pela empresa Think Out, tem o objetivo de trabalhar habilidades e ideias, trazendo-as para o campo tangível, para a realidade. “Esta dinâmica com peças de LEGO já é utilizada por arquitetos, engenheiros e até mesmo pelo mundo corporativo, mas para o Salão do Empreendedor estamos focando em conceitos de empreendedorismo”, explica um dos instrutores da oficina, Rafael Jacques.
A metodologia prevê que o grupo de pessoas participantes sente-se ao redor de uma mesa e tenha à disposição um amontoado de peças de LEGO. Durante quatro horas, o instrutor propõe atividades para que os participantes construam modelos com o brinquedo e, a partir daí, realiza análises e reflexões, motiva discussões e os envolve em um processo de autoconhecimento. Conforme Jacques, a atividade contribui com quem pretende abrir uma empresa ou com aquele empresário que quer melhorar ou aperfeiçoar processos e produtos de sua empresa”.
Tiago Lima, outro instrutor da Think Out presente no Salão do Empreendedor, acrescenta que a ideia é que a pessoa pense o seu negócio a partir de sua essência, daquilo que realmente gosta de fazer, e comece lucrando R$ 500,00 por mês. “A maioria dos futuros empreendedores já quer partir para a abertura, de fato, da empresa, pensado na totalidade do mercado consumidor. Nós sugerimos que a pessoa tente vender o produto ou o serviço para seus amigos e familiares, técnica conhecida como MVB – Mínimo Produto Viável. Se nem as pessoas próximas aprovam a sua ideia, imagina o restante dos consumidores”, pondera Lima.
A metodologia Lego Serious Play foi desenvolvida nos anos 90 pelo Grupo LEGO. Nesta ocasião, a LEGO enfrentava uma grande crise, motivada pela chegada dos jogos eletrônicos e videogames. O então CEO do grupo e neto do fundador, Kjeld Kirk Kristiansen, e dois professores da Universidade IMD em Lausanne, Suíça, estavam em busca de novas ferramentas e sistemas para o desenvolvimento de planejamento estratégico. Foi então que chamaram o diretor de pesquisa e desenvolvimento da divisão LEGO Education, Robert Rasmussen, para que com sua experiência em desenvolvimento de produtos pudessem criar um método que explorasse o potencial individual dos colaboradores. Com a utilização dos blocos de LEGO e propondo a construção de estruturas tridimensionais, descobriram um método eficiente para despertar a imaginação e a inovação.
Salão do Empreendedor
Toas as atrações do Salão do Empreendedor na Frinape são gratuitas e seguem até 15 de novembro:
O espaço do SEBRAE/RS na Frinape é resultado de uma parceria com o SEBRAE Nacional, Associação Brasileira de Franchising (ABF), Banco do Brasil, Sicredi, Pequenas Empresas Grandes Negócios (PEGN), Ecomídia, Senai, Senac, Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Erechim e MarketUp.
Confira as imagens do Salão do Empreendedor no nosso canal no Flickr.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
17 de Janeiro de 2025Dez empresas participam de imersão do Sebrae RS no Salão do Móvel de Milão, na Itália
SAIBA MAIS17 de Janeiro de 2025
Município de Condor finaliza primeiro ciclo do Cidade Empreendedora
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.