Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei CREDITO Sei Boas Praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Lei Geral da Micro e Pequena Empresa é executada em Tupandi

atualizado em: 05/09/12

Da Redação

COMPARTILHE

Outras 50 cidades gaúchas também já implementaram a legislação

Da Redação

Tupandi mostra, mais uma vez, porquê venceu o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, durante duas vezes. É mais um município do Rio Grande do Sul que aderiu, de fato, à Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Com o objetivo de estimular a economia, a legislação prevê benefícios direcionados aos pequenos empreendedores.

A cidade, que merece destaque na economia gaúcha, demonstra que pretende continuar estimulando os negócios. Três anos depois da aprovação da proposta, o poder municipal retirou a Lei Geral do papel. A implementação, articulada em parceria com o Sebrae/RS, enfatiza os seguintes capítulos: Agente de Desenvolvimento e Desburocratização.

Na realização dos capítulos em destaque, Tupandi facilita o processo de formalização das empresas. O procedimento agora é unificado, ou seja, em um único local é possível encaminhar toda documentação para abrir um negócio. A legislação também prevê a viabilização de alvará provisório, de funcionamento em residência e, para atividades de baixo risco, pode ser concedido na hora. Para completar, foi nomeado um Agente de Desenvolvimento capacitado e com plano de trabalho efetivo.

Além dos tópicos salientados, a cidade realizou ainda mais em prol do empreendedorismo: melhorias para o Empreendedor Individual (EI) estão concretizadas e compras governamentais em andamento. Foram apresentados benefícios nas licitações das micro e pequenas empresas (MPEs) de Tupandi e oportunidades para MPEs no planejamento de compras do município, através de divulgação. Para o EI que trabalha em casa, a manutenção do IPTU residencial.

O município já tem um histórico empreendedor. Um programa de incentivos à formalização da atividade rural e a criação de novos empreendimentos na área da indústria são uma realidade. Prova disso é a empresa de móveis Kappesberg: a sede da empresa era em Salvador do Sul e, quando soube dos incentivos oferecidos pela Prefeitura de Tupandi, sentiu-se “atraída” pela mudança de cidade.

Até o momento, o município tem 36 empreendedores individuais, mas o objetivo é desenvolver muito mais. “A cidade já tem um parque industrial bem sólido, então procuramos facilitar a situação das micro e pequenas empresas para que elas tenham um incentivo a mais para ampliar os negócios”, explica Vitor Augusto Koch, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

16 de Abril de 2024

Professores da regional Norte do Sebrae RS são reconhecidos pelo Prêmio Educador Transformador

SAIBA MAIS

 

16 de Abril de 2024

Sebrae promove palestra sobre Experiência do Paciente em Caxias do Sul

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: