Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI mei credito consultoria boas praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas é implementada em Itaara

20/11/15

Da Redação

COMPARTILHE

Entrega do certificado ao município será realizada na próxima segunda-feira, 23 de novembro, às 13h30

Da Redação

Município está localizado na região Central do Estado (Foto: Divulgação / Prefeitura)

Itaara – O Centro do Estado está ganhando reforço no incentivo ao empreendedorismo. Itaara é o mais novo município a implementar a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. A entrega do certificado será realizada no dia 23 de novembro, às 13h30, no gabinete do prefeito, localizado na Avenida Guilherme Kurtz, 1065.

A conquista é fruto de uma parceria entre o SEBRAE/RS e a Prefeitura Municipal. Estarão presentes na solenidade o gerente da Regional Centro do SEBRAE/RS, André Luiz Fialho Blos, e o prefeito municipal Rony Sérgio Carnieletto.

O gestor de políticas públicas da Regional Centro do SEBRAE/RS, Carlos Eduardo Machado dos Santos, destaca que a cidade já aplica licitações exclusivas para micro e pequenas empresas e que 60% de suas compras públicas são adquiridas de MPEs. “Itaara também cobra apenas o IPTU residencial dos Microempreendedores Individuais que desenvolvem suas atividades profissionais em casa”, conta dos Santos.

A Secretária de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Cultural de Itaara, Mirele Milani, que também desempenha o papel de agente de desenvolvimento do município, relata que serão colocadas em prática uma série de melhorias para aproximar a prefeitura dos empreendedores. “Poderemos formalizar empresas, orientá-las para participar de licitações exclusivas, ou seja, há todo um trabalho a ser feito”, aponta a secretária. Depois de tudo implantado, a ideia é criar um plano de trabalho e os próximos passos serão a inauguração da Sala do Empreendedor e a implantação da REDESIM, a Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios. “O impacto disso tudo é uma melhor organização nos processos, a formalização e, por consequência, um maior desenvolvimento tanto dos empresários quanto do município”, conclui Mirele.

Ao todo, 16 municípios da Região Central do Estado já implementaram a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas: Agudo, Itaara, Jaguari, Jari, Nova Esperança do Sul, Restinga Seca, Santa Maria, Santiago, São Sepé, São Francisco de Assis, São Vicente do Sul, Silveira Martins, Unistalda, Vila Nova do Sul, São Pedro do Sul e São João do Polêsine.

Sobre a Lei Geral das MPEs

A Lei 123/2006 oportuniza uma série de benefícios para os pequenos negócios, sobretudo na geração de emprego e renda e no fortalecimento das micro e pequenas empresas. A lei já foi implementada em 218 cidades gaúchas. A meta é alcançar 50 novas implantações só este ano.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

17 de Julho de 2018

Estande Coletivo do RS vende quase R$ 2,5 milhões na estreia da Francal

SAIBA MAIS

 

17 de Julho de 2018

O primeiro emprego é nas MPEs

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 16/07/2018 18:12

Empretec é lançado com um workshop em Rio Grande

Sebrae RS Podcast 13/07/2018 14:05

Série sobre Gestão - Plano de Negócios

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: