Loading SEBRAE

Mais buscados: MeI CREDITO Sei BOAS Praticas consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Letramento digital leva protagonismo para os estudantes de Flores da Cunha

Capacitação de professores, que integra o eixo Educação Empreendedora do Programa Cidade Empreendedora, incentiva aprendizado com autonomia

atualizado em: 02/06/22

Da Redação

COMPARTILHE

Projetos de micromundos, ferramentas colaborativas, RPG educacional, robô com inteligência artificial, programação de computadores e até uma horta inteligente. Esses são alguns dos conhecimentos e experiências que os professores da rede municipal de ensino de Flores da Cunha, em breve, estarão levando para as suas salas de aula. A capacitação em Letramento Digital integra o eixo Educação Empreendedora, do Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae RS em parceria com o poder público. “Espera-se que os participantes sejam multiplicadores de práticas ‘mão na massa’ e incorporem, no dia a dia das escolas,  a aprendizagem baseada em projetos”, afirma Altamir Antônio Bernardes, consultor do Sebrae RS.

A formação proporciona aos educadores uma imersão em aprendizagem criativa e pensamento computacional em oito encontros presenciais e também no Google Classroom (plataforma Google de ensino). As turmas iniciaram em abril e seguem com encontros até o final de agosto. De acordo com Bernardes, um dos princípios da educação contemporânea é a autonomia dos alunos. “São muitos os indicativos de que os estudantes que sabem desfrutar da liberdade oferecida pelas instituições de ensino conseguem rendimento melhor. O letramento digital proporciona um protagonismo maior em sala de aula”, destaca.

A coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Flores da Cunha, Graziele Dall Acua, diz que a rede municipal de ensino de Flores da Cunha tem sido pioneira em ações de aprendizagem criativa. Uma delas foi a inclusão, em sua matriz curricular, da disciplina “educação maker”, que busca despertar o potencial empreendedor dos alunos. “Essa formação do Letramento Digital, proposta pelo Sebrae RS, tem muito a contribuir com nossos processos pedagógicos e educativos”, avalia.

Ela destaca ainda que os professores têm demonstrado muito interesse nas formações e a expectativa é de que sejam capacitados para desenvolver novas estratégias de ensino e metodologias ativas, com o uso de ferramentas, componentes eletrônicos ou materiais reciclados. “Espera-se, ainda, que essa formação possa potencializar, em sala de aula, o desenvolvimento de competências e habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC”, completa.

Letramento digital leva protagonismo para os estudantes de Flores da Cunha 3

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

12 de Dezembro de 2025

4 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento

SAIBA MAIS

 

12 de Dezembro de 2025

Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/10/2025 16:30

Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado

Sebrae RS Podcast 16/07/2025 10:00

Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: