Mais buscados: MEi credito Sei boas Praticas Consultoria
Da Redação
Projetos de micromundos, ferramentas colaborativas, RPG educacional, robô com inteligência artificial, programação de computadores e até uma horta inteligente. Esses são alguns dos conhecimentos e experiências que os professores da rede municipal de ensino de Flores da Cunha, em breve, estarão levando para as suas salas de aula. A capacitação em Letramento Digital integra o eixo Educação Empreendedora, do Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae RS em parceria com o poder público. “Espera-se que os participantes sejam multiplicadores de práticas ‘mão na massa’ e incorporem, no dia a dia das escolas, a aprendizagem baseada em projetos”, afirma Altamir Antônio Bernardes, consultor do Sebrae RS.
A formação proporciona aos educadores uma imersão em aprendizagem criativa e pensamento computacional em oito encontros presenciais e também no Google Classroom (plataforma Google de ensino). As turmas iniciaram em abril e seguem com encontros até o final de agosto. De acordo com Bernardes, um dos princípios da educação contemporânea é a autonomia dos alunos. “São muitos os indicativos de que os estudantes que sabem desfrutar da liberdade oferecida pelas instituições de ensino conseguem rendimento melhor. O letramento digital proporciona um protagonismo maior em sala de aula”, destaca.
A coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Flores da Cunha, Graziele Dall Acua, diz que a rede municipal de ensino de Flores da Cunha tem sido pioneira em ações de aprendizagem criativa. Uma delas foi a inclusão, em sua matriz curricular, da disciplina “educação maker”, que busca despertar o potencial empreendedor dos alunos. “Essa formação do Letramento Digital, proposta pelo Sebrae RS, tem muito a contribuir com nossos processos pedagógicos e educativos”, avalia.
Ela destaca ainda que os professores têm demonstrado muito interesse nas formações e a expectativa é de que sejam capacitados para desenvolver novas estratégias de ensino e metodologias ativas, com o uso de ferramentas, componentes eletrônicos ou materiais reciclados. “Espera-se, ainda, que essa formação possa potencializar, em sala de aula, o desenvolvimento de competências e habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC”, completa.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.