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Lições da NRF Big Show 2020

Evento voltado para o varejo mundial aconteceu de 11 a 14 de janeiro, em Nova Iorque

atualizado em: 15/01/20

Da Redação

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A imersão internacional à NRF Retail’s Big Show 2020 (National Retail Federation), maior feira de varejo do mundo, que aconteceu entre os dias 11 e 14 de janeiro, em Nova Iorque, proporcionou aos empreendedores gaúchos verificar in loco o que de mais moderno existe no varejo mundial e que contribui para melhorar a experiência de compra oferecida ao consumidor. O Sebrae RS, em parceria com Sindilojas Porto Alegre, CDL Porto Alegre, Senac e Fecomércio, levou um grupo de 20 empresários e mais líderes do varejo e instituições parceiras para os Estados Unidos. O grupo permanece em Nova Iorque até o dia 16 realizando visitas técnicas aos principais pontos comerciais de Nova Iorque.

A NRF reúne os maiores players e executivos do mercado para debater e apresentar as tendências para o setor. Já na chegada, um grupo de empreendedores que irão implementar inovações no varejo gaúcho participou de um workshop de aquecimento com executivos da IBM e o sócio-fundador da Ponto de Referência, Edmour Saiani.

Lições da NRF Big Show 2020

Marcus Müller Filho, proprietário da Outlet Estilo Mulher, de Gramado, é um dos empresários que integra a imersão à NRF. Já no primeiro dia, o empresário teve uma ideia que pretende transformar o modelo de gestão da Outlet Estilo Mulher. “Uma coisa imediata, é ouvir mais o colaborador. Esse cara que está em contato direto com o cliente, ouvir mais essas ideias que vêm deles para poder cada vez mais melhorar e atingir os objetivos”, comenta Filho.

Confira sete lições aprendidas na NRF 2020 e elaboradas pelo coordenador estadual de projetos de varejo no Sebrae RS, Fabiano Zortéa, integrante do grupo que está em Nova Iorque:

1) Empoderamento dos colaboradores. As empresas crescem em faturamento quando empoderam o colaborador, participam de decisão estratégica e autonomia para decidir, se sentem mais reconhecidos e importantes para a empresa.

2) Diversificação. As marcas precisam ter opções diversificadas e que se relacionem entre si e façam sentido para o perfil de público. A parceria entre outras marcas precisa ser natural.

3) Desaceleração. Em um mundo onde as pessoas trabalham muito e têm pouco tempo livre, o varejo precisa simplificar as jornadas de compra. Assim, o cliente pode sair dessa rotina agitada e conseguir facilmente comprar o seu produto.

4) Data Driven (Orientação por dados). O varejo precisa fazer novas descobertas sobre os seus clientes. As preocupações da sociedade, por exemplo, podem ser um aliado para conquistar novos clientes. Se a marca contribui para a redução do aquecimento global, ela pode se tornar relevante para todas as pessoas que se preocupam com essa causa.

5) Aumentar o fluxo na loja física. Fazer varejo da mesma forma manterá a redução de clientes nas lojas. Parceria e compartilhamento com outras marcas pode ser uma alternativa para contornar esse cenário. Amazon Returns é um exemplo deste tipo de parceria entre a Amazon e a Kohl’s.

6) Crescimento do Social Commerce. Trata-se de uma evolução do ‘boca a boca’ no ambiente online em que o varejista retribui, em forma de presentes ou descontos, aqueles clientes que falam bem da empresa e convertem isso em vendas.

7) Senso de comunidade. O varejo precisa ter mais atenção de como está o seu entorno, quais as necessidades do seu bairro, das pessoas que o empresário quer atingir. A americana Rent the Runway faz assinaturas de roupas mensais sem precisar comprar. Com base na reclamação dos clientes sobre não gostarem de fazer as malas quando vão viajar, a empresa criou um serviço, em parceria com um hotel, que abastece o closet do quarto com roupas para aquele determinado período.

 

Sobre a NRF

Na 111ª edição, a NRF Retail’s Big Show é considerada o mais importante evento do varejo do mundo, composto por exposição de produtos e tecnologias de última geração, seminários, fóruns de debates e apresentação de cases de empresas mundialmente conhecidas. Participam mais de 38 mil pessoas, vindas de pelo menos 99 países. Serão mais de 16 mil varejistas, com 800 expositores e 300 palestras, com tradução simultânea, distribuídas nos dias do evento.

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