Mais buscados: Mei credito sei boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Porto Alegre – O Líder Mais Admirado do País pela revista “Você S/A” em 2014, Márcio Fernandes, revelou seus segredos de sucesso na quinta-feira, 10 de novembro, durante o 7º Enacen – Encontro Nacional de Centrais de Redes de Negócios, promovido pelo SEBRAE/RS, em Porto Alegre. O presidente da Elektro desde 2011 explicou para cerca de 300 empreendedores do varejo brasileiro como funciona sua Filosofia inovadora de Gestão, que valoriza as pessoas e torna os negócios mais sustentáveis. Nascido em uma família simples, a mãe empregada doméstica e o pai metalúrgico, Fernandes sempre estudou em escolas públicas e não conseguiu graduar-se na universidade desejada. “Só passei pela frente”, brincou o empresário.
O ex-empacotador de loja faz questão de trazer informações de sua origem humilde, pois, de acordo com ele, as restrições da vida são combustível para criar coisas interessantes. “A proposta não é fazer algo incrível, é fazer. E o que precisamos para começar é apenas um propósito, melhor ainda se for um propósito nobre”, ressaltou. O executivo mais bem avaliado do Brasil pelos próprios funcionários, com 99% de satisfação, defende que é possível aumentar a lucratividade de uma empresa sem cortes. Em vez disso, é preciso criar um ambiente de eficiência, com oportunidades reais de crescimento para seus profissionais. “Nesta Filosofia todos podem sonhar e realizar, basta Acreditar, Praticar, Melhorar e Compartilhar, o que chamamos de ciclo da humanização”, explicou.
Em sua gestão, a Elektro foi eleita por seis vezes a Melhor Empresa para Trabalhar no Brasil e por duas vezes da América Latina pelas pesquisas Great Place to Work e Você S/A. Conduziu em menos de dois anos um time com aproximadamente 4 mil pessoas ao ápice da eficiência operacional, reduzindo em 22% (mais de R$ 100 milhões) os custos operacionais, ao mesmo tempo melhorando em mais de 15% a qualidade dos serviços. “Converse frequentemente com clientes, colaboradores, acionistas, porque cada um quer uma coisa diferente e deixar o outro participar é enfeitiçante. Vamos trocar o top-down (decisão de cima para baixo) para o bottom-up (todos em favor de algo) porque isso dá muito certo”, garantiu.
O diretor-superintendente do SEBRAE/RS, Derly Fialho, encerrou o Enacen reforçando que os modelos tradicionais de administração de empresas não funcionam mais. “A confiança é outro fator muito decisivo para o sucesso dos empreendimentos. Com ele, nossas relações não precisam de retrabalho, tornando tudo mais simples”, afirmou. O 7º Enancen ocorreu entre os dias 9 e 10 de novembro, em Porto Alegre.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.