Loading SEBRAE

Mais buscados: mEI Credito sei Boas Praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Lideranças de Santa Maria e Santiago prestigiam Seminário de Inovação em Compras Públicas

Evento em Porto Alegre aborda um dos principais eixos de atuação do Programa Cidade Empreendedora

atualizado em: 23/06/23

Da Redação

COMPARTILHE

A Região Central do Estado estará bem representada durante o Seminário de Inovação em Compras Públicas, evento que ocorre na próxima segunda-feira (26/06) no Teatro Dante Barone na Assembleia Legislativa do RS, em Porto Alegre. Integrantes do Programa Cidade Empreendedora, articulado pelo Sebrae RS, de duas das principais cidades locais – Santa Maria e Santiago – irão prestigiar o encontro promovido em parceria pelo Tribunal de Contas do Estado e Escola Superior de Gestão e Controle do TCE e Sebrae RS, que tem como objetivo atualizar servidores públicos que utilizam a Nova Lei de Licitações e Contratos.   

“Nosso objetivo é estar cada vez mais qualificados e alinhados às soluções que permitam melhorar o ambiente empreendedor local. Compras públicas é uma de nossas principais frentes de trabalho. Trata-se de uma ferramenta que mobiliza e incentiva a participação de MPEs para atuarem como fornecedoras do Poder Público, algo que gera renda e desenvolvimento para a cidade”, explica o Analista de Articulação Territorial, Michel Kesseler.A comitiva que vai a Porto Alegre contará ainda com lideranças dos municípios de Tupanciretã, Restinga Sêca e Agudo.  

Santa Maria aderiu ao programa Cidade Empreendedora em outubro de 2022 e, além do eixo de Compras Públicas, desenvolve ações nas temáticas de Gestão Municipal, Desburocratização e Educação. Atua ainda com um plano de desenvolvimento econômico, programa municipal de microcrédito, turismo e valorização das empresas locais. Já Santiago tem ações da iniciativa desde 2020, nos eixos de Gestão Municipal, Desburocratização, Compras Públicas e Educação. De lá pra cá, entre outras melhorias, a cidade recebeu o selo Diamante da Sala do Empreendedor em dois anos consecutivos.  

Também se destaca a cidade de Cruz Alta, que aderiu ao programa Cidade Empreendedora em agosto de 2021, e trabalha com Gestão Municipal, Desburocratização, Compras Governamentais e Educação como eixos prioritários. Mostrando avanços significativos no eixos Compras e a com a Desburocratização recebendo o Sala do Empreendedor Diamante.

A programação completa do Seminário de Inovação em Compras Públicas pode ser acessada em https://cloud.tce.rs.gov.br/s/cstYzxebWYrTiby  

Sobre o Cidade Empreendedora 

O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.  

Para saber mais sobre o programa acesse: https://cidadeempreendedora.sebraers.com.br/ 

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

13 de Fevereiro de 2026

Tendência de bem-estar impulsiona pequenos negócios criativos e fortalece o empreendedorismo local no RS

SAIBA MAIS

 

13 de Fevereiro de 2026

Rio Grande do Sul amplia o olhar sobre o turismo e aposta em experiências autênticas para além do inverno

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 09/01/2026 16:00

Google recebe programação do Retail Day Sebrae em Nova York

Sebrae RS Podcast 19/12/2025 12:00

Sebrae RS leva comitiva de micro e pequenos empreendedores para a maior feira de varejo do mundo, a NRF

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: