
Mais buscados: Mei Credito sei boas praticas consultoria

Da Redação

Caxias do Sul – A Praça Dante Alighieri, Centro de Caxias do Sul, será a primeira parada da Linha da Pequena Empresa, projeto que prevê atendimento móvel a empresários e futuros empreendedores do município. A iniciativa é viabilizada pela parceria entre a Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias (CDL), a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (SDETE), a Viação Santa Tereza (Visate) e o SEBRAE/RS.
O ônibus adaptado e equipado permanecerá no Centro de Caxias do Sul entre os dias 25 de fevereiro e 1º de março, e os atendimentos ocorrem das 9h e 18h, sem fechar ao meio dia. Ainda no mês de março, a Linha da Pequena Empresa visitará os bairros Nossa Senhora do Lourdes (4 a 8 de março), São Pelegrino (11 a 15 de março), Rio Branco (18 a 22 de março) e Sagrada Família (25 a 29 de março). “Estaremos levando orientações sobre formalização e microcrédito, concessão de alvarás, capacitação em gestão empresarial, e outras informações importantes para ajudar no desenvolvimento das empresas”, destaca o presidente do SEBRAE/RS, Vitor Augusto Koch.
No dia 25, segunda-feira, para marcar o início das atividades da Linha da Pequena Empresa na cidade, haverá celebração que reunirá as entidades parceiras, além de instituições de crédito, empresários e autoridades do município.
Porto Alegre serve de exemplo
O projeto realizado na Capital gaúcha, desde abril de 2011, serviu de inspiração para Caxias do Sul. Os resultados significativos – em 2012 foram visitados 38 bairros, totalizando 3,7 mil atendimentos e 615 registros do Empreendedor Individual – motivaram as entidades caxienses e o Sebrae/RS a colocar em prática o mesmo modelo. “A ideia é ir onde o cliente está, levando informações de forma simples e sem burocracia. “Em Porto Alegre, o projeto está contribuindo para a formalização da economia e também queremos isso para Caxias do Sul, uma das cidades mais pujantes do Brasil”, acrescenta Vitor Koch. Além disso, a Linha da Pequena Empresa já destacou Porto Alegre em nível estadual. Em 2012, o prefeito José Fortunati conquistou o prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor na categoria Formalização de Pequenos Negócios e Apoio ao Empreendedor Individual.
Cronograma da Linha da Pequena Empresa em Caxias do Sul (até junho):
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Março de 2026Santa Cruz do Sul recebe Startup Day 2026 com foco em saúde mental no empreendedorismo
SAIBA MAIS12 de Março de 2026
Projeto Acelera Agroindústrias do Sebrae impulsiona lançamento de novos produtos de agroindústria do Vale do Taquari
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
09/01/2026 16:00
Google recebe programação do Retail Day Sebrae em Nova York
19/12/2025 12:00
Sebrae RS leva comitiva de micro e pequenos empreendedores para a maior feira de varejo do mundo, a NRF
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.