Mais buscados: mei CREDITO sei Boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Realizada entre 2 e 17 de janeiro de 2024, a Pesquisa de Monitoramento dos Pequenos Negócios do Sebrae RS ouviu empreendedores de Micro e Pequenas Empresas (MPE) e Microempreendedores Individuais (MEI) gaúchos dos setores do comércio, serviço, indústria e agronegócio. O levantamento abrange uma avaliação do desempenho das empresas em 2023, abordando aspectos de faturamento, ocupação e acesso ao crédito, e, também, as perspectivas para o ano que já iniciou.
Uma avaliação sobre 2023
Quase metade dos entrevistados (47%) pelo Sebrae RS disseram ter tido suas expectativas superadas em 2023. Fora da média, foram os empreendedores dos setores de serviços (53%) e comércio (44%) que apontaram um desempenho superior, enquanto aqueles do agronegócio (29%) foram os que tiveram uma percepção menos positiva do ano que passou. Já os empreendedores das pequenas indústrias tiveram uma percepção um pouco abaixo da média (42%) em relação ao desempenho de suas empresas no ano que passou.
2023 foi também um ano em que a maioria (64%) optou por não procurar financiamento para seus negócios, enquanto 36% dos empreendedores recorreram ao crédito, com um valor médio obtido de R$ 106,4 mil por empresa. Os principais destinos dos financiamentos foram o pagamento de contas (39%), a manutenção de estoque (30%) e a aquisição de máquinas e equipamentos (27%). Entre os maiores desafios do ano passado, os entrevistados apontaram a necessidade de equilibrar as finanças (40%), planejar o negócio (36%) e as dificuldades causadas pela redução do poder de compra do consumidor (36%).
Para o diretor-superintendente do Sebrae RS, André V. de Godoy, os dados da pesquisa indicam que 2023 foi um ano mediano para o agregado dos setores econômicos gaúchos. “A redução do poder de compra dos clientes, as taxas de juros ainda elevadas e as condições climáticas adversas que afetaram o agronegócio gaúcho, contribuíram para este cenário”, afirma.
Expectativas para 2024
Já em relação ao ano em curso, o otimismo dos empreendedores se revela nos dados da Pesquisa. Do universo amostral pesquisado, 65% pretendem expandir suas atividades em 2024, maior percentual dos últimos três anos da série. A mesma expectativa se revela na intenção de aumentar a ocupação (46%), que somada à manutenção do atual nível, eleva a 86% o percentual de ocupação das pequenas empresas do estado para 2024, o que demonstra de forma mais clara o otimismo em relação ao ano que se inicia.
Em relação ao crédito, 57% dos entrevistados dizem que não pretendem recorrer a financiamento em 2024. E, dos 43% que revelaram a intenção de tomar crédito, só uma pequena parte (25%) pretendem fazê-lo para pagar dívidas, sendo que a maioria deve utilizar os recursos para as necessidades de capital de giro (56%), aquisição de máquinas e equipamentos (47%) e para aplicar em inovação (36%).
Com este mesmo viés de ampliação dos negócios, é significativo também o percentual de empresários que pretendem fazer investimentos nos seus negócios (75%), apontando as áreas de marketing, desenvolvimento de novos produtos e ampliação da capacidade de atendimento, como os principais destinos destes investimentos.
“A pesquisa revela que, uma vez mais, os empreendedores gaúchos voltam-se com otimismo para o futuro, priorizando investimentos que permitirão um crescimento sustentável das empresas, a se confirmarem as expectativas otimistas em relação a 2024. Não dá para empreender sem uma grande dose de otimismo, coragem e, claro, ações de planejamento que melhor estruturem as empresas para atenderem seus consumidores”, finaliza Godoy.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
22 de Novembro de 2024Sebrae participa do lançamento da 4ª Edição do Open InnovationX em 2025
SAIBA MAIS22 de Novembro de 2024
Santa Maria conclui capacitações para fortalecer micro e pequenas empresas locais com 196 participantes em 2024
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.