Mais buscados: mei CREDITO Sei boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Transformar a realidade e o futuro dos municípios passa pelo fomento aos negócios locais, pela inovação e pela educação. Pensando nisso, a parceria entre prefeitura de Alegrete e o Sebrae RS, por meio do programa Cidade Empreendedora, tem rendido bons resultados no desenvolvimento de competências empreendedoras em professores e alunos. Os números falam por si: em 2021, 120 educadores foram capacitados pelo workshop Professor Empreendedor e o projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Jepp) alcançou toda a rede municipal, qualificando 1.827 estudantes e 105 docentes de 16 escolas.
Em um encontro realizado em dezembro, consultores do Sebrae RS, técnicos da secretaria municipal de educação, lideranças do município estiveram reunidos com professores e equipes das escolas participantes do eixo Educação do programa Cidade Empreendedora para avaliar as ações de 2021 e projetar novas atividades para este ano.
“Com a educação empreendedora ensinamos nossos alunos a trabalhar em equipe, ter senso de responsabilidade e respeito com os colegas. Isso é algo bastante desafiador porque preparamos o estudante para a vida, num processo contínuo de aprendizagem. Acreditamos que a formação do aluno vai além dos muros da escola e, independentemente de suas futuras escolhas profissionais, temos a responsabilidade de fazer a diferença na sua vida apresentando esse universo de possibilidades. Desenvolver o ser humano é nosso objetivo e, com certeza, eles terão uma trajetória de sucesso”, destacou a professora Sonia Dotto, diretora da EMEB Luiza de Freitas Valle Aranha, uma das escolas participantes do projeto em 2021.
Para a consultora do Sebrae RS, Gisele Brum, as formações oportunizadas pelo workshop Professor Empreendedor habilitam os docentes a trabalharem com importantes ferramentas para resolução de problemas de forma mais resiliente, com o objetivo de proporcionar aos alunos outras vivências, reforçando o papel de agente transformador dos educadores.
Kamille These, coordenadora estadual do programa de Educação Empreendedora no Sebrae RS, destaca que o projeto vai além de introduzir a mentalidade de educação de negócios nas escolas. “É um despertar do professor para o estímulo da educação empreendedora para a vida, para que o aluno consiga ter uma mudança no seu jeito de ser e estar no mundo. Trabalhamos muito com os professores para quebrar esse paradigma de que educação empreendedora é só abertura de empresas. É muito mais do que isso”, afirma Kamille.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
09 de Setembro de 2024Sebrae estreia na Feira do Livro de Lajeado com foco na Educação Empreendedora
SAIBA MAIS06 de Setembro de 2024
Queijo artesanal maturado há oito meses será degustado pela primeira vez em feira no Centro Histórico de Poa, a partir de sexta (06/09)
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.