Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei credito sei boas praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Mais de 4 mil estudantes participam do CriaRG Hackathon, em Rio Grande

Escola estadual Alfredo Ferreira Rodrigues foi a vencedora da competição, com o projeto “App do Busão”

atualizado em: 29/11/22

Da Redação

COMPARTILHE

Entre 700 inscritos e 74 projetos, o projeto “App do Busão”, da equipe da Escola Estadual Alfredo Ferreira Rodrigues, foi escolhido pelos jurados como a solução mais inovadora para a cidade do Rio Grande. A proposta venceu a competição do CriaRG Hackathon, que reuniu mais de 4 mil estudantes da rede pública entre os dias 24, 25 e 26 de novembro no Cidec-Sul da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).  O evento que aliou educação, inovação e tecnologia é uma realização da Prefeitura Municipal do Rio Grande, CDL Rio Grande e São José do Norte, FURG, Secretaria de Município da Educação, 18ª CRE, IFSul – Campus Rio Grande, SebraeX e do Sebrae RS, por meio do Programa Cidade Empreendedora – eixo Educação Empreendedora.  

O projeto vencedor consiste na criação de um aplicativo de celular para conectar os alunos da rede pública e os motoristas dos ônibus escolares, possibilitando a comunicação entre ambos e a localização dos veículos em tempo real. O objetivo é facilitar a vida dos alunos, permitindo maior agilidade no transporte até a escola e reduzindo atrasos e tempo de espera nos pontos de embarque. 

O 2º lugar do CriaRG Hackathon foi para a escola estadual Barão de Cerro Largo, com o projeto “REC – Recuperação e Cultura para o RG”, que busca promover a relação entre a comunidade e a cultura da cidade do Rio Grande, por meio da  valorização do turismo e da cultura. O 3º lugar ficou com a escola municipal Dr. Altamir de Lacerda Nascimento e o projeto “Estação de Tratamento”, que propõe a construção de uma mini estação de tratamento de esgoto residencial, com materiais simples e de baixo custo, como areia, brita, peneira e carvão ativado. A proposta reduz em até 70% a poluição do meio-ambiente. 

Além da competição, o evento contou com outras diversas atividades, como a  experiência com os óculos de Metaverso do SebraeX e a visita ao Museu de Ciência e Tecnologia Itinerante da PUCRS, onde os estudantes puderam participar de  muitas ações interativas, aliando aprendizado e diversão. Outra atração foi a feira de cursos da FURG, onde os estudantes puderam conhecer um pouco do trabalho realizado pelos graduandos dos cursos oferecidos pela Universidade.  

Para a primeira-dama e secretária de Desenvolvimento, Inovação e Turismo, Lu Compiani, que teve a iniciativa de buscar parceiros para viabilizar a realização do CriaRG, o Hackathon vem para mostrar aos jovens que o  melhor caminho para o seu futuro é a educação. “A ideia surgiu quando me questionei como poderíamos incluir esses alunos na nossa governança e impulsionar a educação. A resposta é o que vemos aqui hoje, um projeto que mobiliza um número recorde de alunos que vão através da educação, desenvolver ideias e soluções criativas para a cidade onde vivem, através da inovação”, destaca. 

Sobre o CriaRG 

O CriaRG é uma realização da Prefeitura Municipal do Rio Grande, CDL Rio Grande e São José do Norte, FURG, Secretaria de Município da Educação, 18ª CRE, IFSul – Campus Rio Grande, SebraeX e do Sebrae RS, por meio do Programa Cidade Empreendedora – eixo Educação Empreendedora. O evento ainda tem patrocínio ouro da Yara, patrocínio prata da CCGL LOG TERMASA e Banrisul; patrocínio bronze da Refinaria de Petróleo Riograndense, patrocínio especial das Farmácias São João, patrocínio premiação do Sicredi e cota especial do Anota Aí. A Vetorial Tecnologia foi a provedora oficial da internet e a Nova Rheingantz, Fruki, Transpessoal, Oceano FM e Unimed apoiaram o evento. 

Sobre o Cidade Empreendedora 
 
O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

12 de Abril de 2024

Projeto pioneiro de Educação de Jovens e Adultos em Lajeado promove formação empreendedora

SAIBA MAIS

 

12 de Abril de 2024

Desenvolvimento Sustentável: Turismo de Natureza em Triunfo avança com o Cidade Empreendedora

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: