Loading SEBRAE

Mais buscados: MEI Sei CREDITO consultoria BOAS PRATICAS

Loading SEBRAE

Notícias

Mais dois municípios do Norte do RS implementam a Lei Geral

atualizado em: 09/07/13

Da Redação

COMPARTILHE

Carlos Gomes e Trindade do Sul colocam os pequenos negócios na pauta de prioridades

Da Redação

Os pequenos negócios tem em Carlos Gomes e Trindade do Sul, localizados no Norte gaúcho, um ambiente favorável para o seu desenvolvimento. Nos dois municípios, a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (Lei Complementar 123/2006) está implementada efetivamente, conforme reconhecimento do SEBRAE/RS. Com isto, o Rio Grande do Sul atinge 83 cidades que retiraram a legislação do papel com destaque para os seguintes temas: desburocratização, microempreendedor individual, compras governamentais e agentes de desenvolvimento. No Norte do RS, são 11 as cidades com a Lei Geral implementada.

Em Carlos Gomes o tema compras governamentais está no foco das ações da prefeitura, que prevê licitações exclusivas para empresas de micro e pequeno porte nas contratações cujo valor seja de até R$ 80 mil. A administração municipal prioriza a utilização de pregão presencial em detrimento do pregão eletrônico. A legislação do município estabelece, ainda, cota de até 25% para a contratação de MPEs na aquisição de bens e serviços de natureza divisível. O município também conta com Agente de Desenvolvimento nomeado e com plano de trabalho definido.

Responsável por articular e mobilizar a aplicação da Lei Geral nos municípios, o Agente de Desenvolvimento também está presente em Trindade do Sul, onde o profissional tem plano de trabalho efetivo. A legislação do município estabelece licitações exclusivas para os pequenos negócios nas contratações cujo valor seja de até R$ 80 mil. Caso a micro ou pequena empresa vencedora do certame tenha alguma restrição fiscal, a prefeitura concede prazo para regularização da documentação. Em caso de empate, a administração municipal dá preferência para a contratação de MPEs.

O SEBRAE/RS estimula a implementação da Lei Geral nos municípios porque a melhoria do ambiente econômico promove o crescimento dos pequenos negócios locais. De acordo com o presidente do SEBRAE/RS, Vitor Augusto Koch, os administradores municipais têm, cada vez mais, aceitado a proposta de investir nas empresas de micro e pequeno porte e nos microempreendedores individuais para impulsionar o desenvolvimento local. “As cidades têm percebido os benefícios gerados pela legislação que quando colocada em prática impulsiona o desenvolvimento local através do crescimento dos seus empreendedores”, analisa o presidente.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

29 de Maio de 2020

Edital seleciona projetos de inovação tecnológica

SAIBA MAIS

 

28 de Maio de 2020

Frederico Westphalen coloca em prática ações do Cidade Empreendedora

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 25/05/2020 13:45

Nota fiscal eletrônica facilita a vida do MEI mas emissão requer cuidados

Sebrae RS Podcast 25/05/2020 13:00

Sebrae RS retoma atendimento nas unidades de Porto Alegre e Gravataí

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: