Mais buscados: Mei credito sei boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
O prazo para adesão obrigatória de micro e pequenas empresas ao eSocial foi adiado. Todos os negócios que se encaixam nessa categoria e os Microempreendedores Individuais (MEIs) que possuem funcionários devem iniciar o uso do sistema da Receita Federal em novembro. A mudança de data, que antes estava prevista para o dia 16 de julho, foi confirmada pelo governo e publicada no Diário Oficial da União na quarta-feira, 11/07.
O eSocial é uma iniciativa conjunta do Ministério do Trabalho, Caixa Econômica Federal, Secretaria de Previdência, INSS e Receita Federal. É uma plataforma digital planejada para reunir todas as informações de mais de 44 milhões de trabalhadores dos setores público e privado, facilitando o cumprimento das regras, principalmente, tributárias das relações entre empregados e empregadores. A ideia é que o sistema substitua até 15 prestações de informações ao governo, como GFIP, RAIS, CAGED E DIRF, por exemplo, por apenas uma e feitas de uma única vez.
De acordo com a técnica de Políticas Públicas do Sebrae RS Cláudia Cittolin mesmo com o adiamento da obrigatoriedade de adesão, os empreendedores de micro e pequenas empresas e os MEIs devem estar atentos ao uso do eSocial. “A recomendação é que os empresários busquem informações junto aos contadores, pois o sistema deverá facilitar a gestão do negócio que tiver funcionários, além de ser uma oportunidade para atualização cadastral e verificação de pendências”, observa ela.
A Receita Federal informa ainda que, apesar do adiamento da obrigatoriedade da adesão para os micro e pequenos negócios, os empresários já podem iniciar a usar o eSocial. O objetivo é que a gestão seja melhor para todos, pois deverá aumentar a produtividade e reduzir a burocracia, unificando as informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas dos empreendedores em um banco de dados único administrado pelo governo federal.
Em relação aos Microempreendedores Individuais (MEIs), o eSocial vai abranger somente aqueles que contratam empregados. Os Microempreendedores Individuais continuarão usando o SIMEI, o sistema de recolhimento de tributos em valores fixos mensais do Simples Nacional, voltado ao MEI para geração da guia de recolhimento relativa à sua atividade empresarial. Aliado a isso, passarão a utilizar o eSocial para o cumprimento de obrigações trabalhistas, fiscais e previdenciárias relativas ao trabalhador empregado.
Informações gratuitas ao empreendedor
O Sebrae RS possui informações gratuitas em seu portal para quem quiser aprofundar-se no tema. O vídeo pode ser acessado no link https://goo.gl/gU7o2Y. Ele traz informações sobre os próximos passos, cronograma de implementação e principais impactos nas empresas. Já o infográfico está disponível no endereço: https://goo.gl/pSRWL7.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
17 de Janeiro de 2025Dez empresas participam de imersão do Sebrae RS no Salão do Móvel de Milão, na Itália
SAIBA MAIS17 de Janeiro de 2025
Município de Condor finaliza primeiro ciclo do Cidade Empreendedora
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.