Mais buscados: MeI CREDITO sei Boas Praticas CONSULTORIA
Da Redação
Com o objetivo de elevar o nível de maturidade gerencial das empresas prestadoras de serviços de saúde credenciadas à Unimed Porto Alegre, o Sebrae RS desenvolveu o Programa QualiMais. A parceria entre as organizações pretende qualificar, até dezembro de 2019, 30 clínicas de saúde da capital gaúcha e região Metropolitana. “Os empreendedores do segmento da saúde também precisam cuidar da saúde gerencial de suas micro e pequenas empresas. Nosso objetivo é que 80% das empresas participantes implementem o processo de gestão por indicadores, além de elevar em 15% o índice médio de maturidade de gestão”, explica o gestor do QualiMais no Sebrae RS, Lucas Alves.
O superintendente executivo da Unimed Porto Alegre, Glauco Chagas, reforça que a crise econômica e as mudanças tecnológicas que estão ocorrendo em todos os segmentos exigem repensar a saúde. “Se tivermos que cortar custos, por exemplo, tendo em vista as dificuldades, temos que fazer isso com dados e planejamento para não impactar na qualidade dos serviços prestados ao nosso cliente”. Segundo Chagas, é justamente por isso que a parceria com o Sebrae RS foi formatada, buscando melhorias econômicas e financeiras dos cooperados, clínicas, laboratórios e consultórios que prestam serviço para a Unimed Porto Alegre.
O programa QualiMais está em processo de adesão de empresas. “Já temos 14 credenciados que assinaram o termo de adesão e as vagas são limitadas”, lembra o gestor do Sebrae RS. A Clínica Pronto Kids já garantiu sua participação. Prestes a completar 20 anos, em 2019, trata-se de um dos poucos empreendimentos com foco exclusivo em atendimento pediátrico de emergência, na Capital. Há um ano e meio, instalou-se em nova estrutura junto a um shopping e há poucos meses teve de ampliar para o dobro do espaço devido ao bem-sucedido processo de atendimentos. “O projeto da Unimed com o Sebrae RS chega para nós em ótimo momento. Precisamos de ajuda com a gestão administrativa, justamente, para não perdemos o rumo que tomamos em oferecer alta qualidade em diversos serviços”, acredita Lisiane Pereira Dresch, diretora da Pronto Kids.
Uma das características do negócio é que Lisiane e o sócio, Arlenio Pereira da Costa, são médicos pediatras e fazem questão de estar à frente da gestão. “Depois de um tempo de experiência e tentativas de contratar consultores, percebemos que nosso diferencial era o conhecimento médico. Com o projeto do Sebrae RS, pretendemos aprimorar processos administrativos e o espírito empreendedor sem perder a identidade”, conclui.
As principais ações previstas são: diagnóstico empresarial, programa de indicadores de desempenho, programa Lean Healthcare e coachingexecutivo.
Contextualização
A cadeia produtiva da saúde representa 9% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e gera 4,3 milhões de empregos. O Rio Grande do Sul tem o segundo maior polo hospitalar do Brasil e 37 mil micro e pequenas empresas ligadas ao segmento. “Estamos atuando com as empresas do setor desde 2016 e, embora recente, temos investido fortemente para desenvolver estas empresas”, acrescenta a coordenadora estadual dos projetos de Saúde do Sebrae RS, Ana Paula Rezende.
Siga o SEBRAE RS
Veja Mais
Notícias
11 de Setembro de 2024Ecossistemas de inovação do RS concorrem em um dos maiores eventos do Sistema Sebrae
SAIBA MAIS09 de Setembro de 2024
Sebrae estreia na Feira do Livro de Lajeado com foco na Educação Empreendedora
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.