Loading SEBRAE

Mais buscados: MEI crEdito sei BOAS Praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Mais um município gaúcho implementa a Lei Geral das MPEs

atualizado em: 07/06/13

Da Redação

COMPARTILHE

Com apoio do SEBRAE/RS, Coronel Barros começa a colher os frutos positivos desta ação de incentivo aos pequenos negócios

Da Redação

Coronel Barros – Mais um município gaúcho foi sensível às melhorias que a efetiva colocação em prática da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas gera aos pequenos negócios e implementou a legislação. Com cerca de 2.500 habitantes, Coronel Barros, na Região Noroeste do Estado, já começa a colher os frutos da implementação da legislação.

O prefeito municipal Senio Kirst destaca que na primeira licitação exclusiva para MPEs realizada na cidade, a prefeitura economizou 35% com a compra de materiais de uso hospitalar em relação aos preços anteriormente praticados. A aquisição destes utensílios custava aos cofres do município R$ 12 mil, em média. Este valor caiu para cerca de R$ 8 mil com a aquisição direto das micro e pequenas empresas locais. Ele aponta, ainda, como fator decisivo para a efetiva colocação em prática da legislação o apoio técnico recebido do SEBRAE/RS, com “as orientações corretas para efetuar esta ação em benefício do nosso empresariado local”.

O técnico da Regional Noroeste do SEBRAE/RS, Claudiomiro Reis, destaca o auxílio prestado ao setor de compras do município na realização do edital exclusivo para empresas de micro e pequeno porte. “Além da capacitação do setor de compras, o SEBRAE/RS acompanhou o processo de realização do edital, garantindo que ele estivesse de acordo com a legislação no que diz respeito aos critérios de preço, qualidade e quantidade suficiente de fornecedores para a concorrência entre as empresas”, enfatiza Claudiomiro Reis.

Coronel Barros é um dos 34 municípios da região Noroeste gaúcha que integra o Programa Territórios da Cidadania, uma ação de atendimento às atividades produtivas em localidades menos desenvolvidas e que estimula a criação de um ambiente de negócios favorável ao desenvolvimento. “O SEBRAE, no seu papel de agente de desenvolvimento e na perspectiva de combater as desigualdades socioeconômicas, criou um programa estratégico para tornar a economia de localidades deprimidas mais pujante por meio dos pequenos negócios”, explica o presidente do SEBRAE/RS, Vitor Augusto Koch.

Os municípios que compõem o Territórios da Cidadania foram escolhidos pelo governo Federal e atendem critérios como Menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) territorial, baixo dinamismo econômico, segundo a tipologia das desigualdades regionais na Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNRD), do Ministério da Integração Nacional (MI), maio concentração de agricultores familiares, assentados, populações quilombolas e indígenas.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

27 de Março de 2024

Conheça os vencedores da 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

SAIBA MAIS

 

27 de Março de 2024

Programa Cidade Empreendedora impulsionou Gravataí como polo de inovação no RS

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: