Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei SEI crédito Consultoria boas praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Makadu muda o foco e cria novo negócio

A crise levou a startup a desenvolver o makadu.live, específico para a área da saúde e já tem usuários até no exterior

atualizado em: 06/10/20

Da Redação

COMPARTILHE

O desenvolvimento de aplicativos para eventos garantiu à Makadu a primeira colocação no Programa Startup RS Digital em 2015, na primeira edição do programa do Sebrae RS, e muito sucesso em seus negócios. Tudo estava indo muito bem porque os eventos presenciais sempre foram uma das principais formas de qualificação. Mas em 2020, o surgimento da pandemia causada pelo novo coronavírus provocou o cancelamento e o adiamento das agendas do setor. No rastro deixado pela Covid-19 a startup de Porto Alegre viu seu faturamento despencar 90%.

 

“Numa sexta-feira, em março, começaram os cancelamentos, mas ao mesmo tempo muitos clientes perguntavam se nós iríamos trabalhar no online,” conta o CEO e um dos fundadores da Makadu, Eros Carrasco. A procura das entidades médicas por conteúdos online confiáveis levou a Makadu a perceber uma luz em meio à crise e a possibilidade de ingressar em um novo nicho de negócios, migrando para a área da saúde. Para atender essa demanda emergente, eles desenvolveram o makadu.live, uma espécie de “YouTube médico”, em que as principais características são o controle de acesso, restrito somente a profissionais da saúde, e o alto nível de qualidade do conteúdo que é 100% produzido e controlado por instituições da saúde, como sociedades médicas ou hospitais.

 

Carrasco relata que chegaram a pensar em criar uma ferramenta de lives como o Zoom, daí se deram conta de que não seria o melhor caminho e que não haveria espaço para mais uma ferramenta do gênero. A partir de uma melhor compreensão das formas de educação médica continuada, veio a ideia de criação de uma plataforma de conteúdo em vídeo para profissionais da saúde. Em duas semanas depois da primeira versão, a makadu.live fez a sua primeira transmissão.

 

De lá para cá, a plataforma já contabiliza 17,5 mil usuários, 60 instituições parcerias em todo o Brasil, 39 mil visualizações de lives e 35 mil visualizações de vídeos. E tem usuários em vários países como Colômbia, México e Estados Unidos. A Coordenadora Estadual de Startups do Sebrae RS, Debora Chagas, destaca que eles conseguiram mudar o rumo do negócio e encontrar uma grande oportunidade em meio à pandemia, retomando o crescimento da startup. 

 

Carrasco salienta que a meta agora é ampliar essa base e captar novos investimentos para acelerar o projeto e se tornar a principal plataforma de educação continuada da área da saúde. “Com o fim da pandemia, os eventos médios e grandes voltarão a ser presenciais, mas os menores deverão migrar definitivamente para o online,” avalia.

 

Para conhecer mais:

 

Site: https://makadu.live 

Instagram: https://www.instagram.com/makadu.live

Facebook: https://www.facebook.com/makadu.live

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

22 de Junho de 2021

Projeto promove o mapeamento do ecossistema local de inovação de Santa Cruz do Sul

SAIBA MAIS

 

18 de Junho de 2021

Nem a crise segura o JK

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 07/06/2021 14:15

Sebrae RS lança novo podcast nas plataformas digitais

Sebrae RS Podcast 31/05/2021 11:15

Integrante do Conexão Pelotas, empreendedor se reinventa e cria novo espaço gastronômico

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: