
Mais buscados: mei credito SEI Boas Praticas consultoria

Da Redação
Um novo patamar de desenvolvimento econômico e social por meio da qualificação do ambiente empreendedor local. Este é o resultado que Marau, na Região Norte no Estado, começa a colher com o início das ações do Programa Cidade Empreendedora. Fruto de parceria entre o Sebrae RS e a Prefeitura Municipal, a iniciativa mobilizará empresários, servidores e agentes de desenvolvimento regional em um robusto plano de ação em oito eixos de atuação a serem realizados nos próximos dois anos.
Realizado em diversas localidades do Rio Grande do Sul desde 2019, o Cidade Empreendedora visa engajar gestores e servidores públicos na melhoria do ambiente de negócios e na promoção das políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. A iniciativa possui quatro eixos centrais de atuação: Liderança, Desburocratização, Compras Governamentais e Educação Empreendedora. Em casos específicos, cidades podem optar ainda por um plano complementar e customizado, agregando maior assertividade a demandas especiais. É o caso de Marau que terá ainda os eixos personalizados de Valorização das Empresas Locais, Inovação, Programa Municipal de Microcrédito e Turismo.
“Nosso diagnóstico nos remete para a contemplação destes eixos, que nos darão suporte para construção de novas políticas públicas de desenvolvimento. Marau possui uma característica consolidada: a vocação para o empreendedorismo. Nesta linha projetamos ações que impulsionem os resultados socioeconômicos do município com estratégias bem elaboradas”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente, Caroline Casanova.
Primeiros passos
Duas capacitações – Formação e Atualização para Agentes de desenvolvimento e Elaboração de Gestão de Projetos – realizados respectivamente no final do mês de outubro e início de novembro, marcaram as etapas iniciais do programa. No momento, o foco do programa é o início das consultorias do eixo de Desburocratização, visando à implementação da Rede Simples, e a revisão dos processos da prefeitura e a capacitação da Sala do Empreendedor do município, que em breve deverá agregar novos serviços para melhor atender à comunidade.
‘‘Trata-se de um município muito importante para toda a Região Norte e que está se desenvolvendo. Marau possui uma vocação empreendedora muito forte, com grande potencial em áreas como a indústria e o agronegócio’’, destaca o Analista de Desenvolvimento Territorial da Regional Norte do Sebrae RS, Patric Strapazzon. Segundo ele, outro ponto já em curso diz respeito ao eixo turístico, o qual está executando um estudo de diagnóstico local com previsão de entrega para fevereiro de 2022.
Em seu primeiro eixo central – Liderança -, agentes de desenvolvimento do município participam de cursos, formações e consultorias direcionadas com o objetivo de desenvolver a liderança pública. A orientação para otimizar processos como o de abertura de empresas é o foco do eixo Desburocratização. Compras Governamentais dispõe de soluções para concessões simplificadas e favorecidas aos pequenos negócios nas licitações públicas. Finalmente, o quarto e último eixo, Educação Empreendedora, busca fomentar e oferecer, por meio de oficinas e formações, conhecimentos sobre empreendedorismo e inovação para professores e estudantes.
Saiba mais em cidadeempreendedora.sebraers.com.br.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
14 de Novembro de 2025Venâncio Aires dá início ao trabalho de regulamentação da Lei de Inovação
SAIBA MAIS13 de Novembro de 2025
Com apoio do Sebrae, Festival do Xis valoriza o turismo gastronômico de Santa Maria
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.