Mais buscados: MEI crEdito SEI Boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
A inspiração para tornar o Rio Grande do Sul ainda menos burocrático vem da Dinamarca, do Canadá e da União Europeia. A inciativa realizada nesses países será implementada no Estado de forma pioneira, piloto e trata-se do Conselho Estadual de Desburocratização e Empreendedorismo, que teve sua primeira reunião realizada nesta quarta-feira, 17 de abril, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), em Porto Alegre. Composto por representantes da sociedade civil, Sebrae e Governo do Estado, o objetivo é a concepção de soluções, monitoramento e prestação de contas de práticas de desburocratização do ambiente empreendedor gaúcho.
Para o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy, este conselho tem de funcionar para construir resultados efetivos e que coloquem o Rio Grande do Sul novamente na trilha do desenvolvimento. “Precisamos continuar neste processo de melhoria do ambiente de negócios gaúcho, facilitando a abertura e o desenvolvimento das pequenas empresas”, acrescentou. O secretário estadual de Governança e Gestão Estratégica, Claudio Gastal, ressaltou que o tema desburocratização é um dos eixos prioritários de atuação do governo. “Queremos aperfeiçoar o ambiente de fazer negócios no RS, o acesso ágil aos serviços para o cidadão e a integração das várias instâncias de governo, tornando os serviços mais simples, fáceis e ágeis”, ressaltou.
Nesta primeira reunião do Conselho ficou definido que os próximos encontros serão mensais, com exceção do próximo, que irá ocorrer já dia 2 de maio. “Na próxima agenda iremos formar grupos de trabalho, aprovar o regimento interno do conselho e estabelecer a visão de futuro – onde queremos chegar”, disse o secretário.
Entenda mais
O Conselho de Desburocratização potencializa as ações iniciadas em 2014, uma parceria entre o Sebrae RS e o Governo do Estado, por meio da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul – Jucis, que implementou a Redesimples – Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios. Esta nova parceria foi formalizada em 2018, bem como o decreto 54.423/18, que criou oficialmente o Conselho.
Na ocasião, a gerente de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae RS, Janaína Zago Medeiros, apresentou os principais avanços da Redesimples no Estado: órgãos estaduais integrados: secretaria da Fazenda, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Meio Ambiente; 161 prefeituras integradas, beneficiando 83% das micro e pequenas empresas gaúchas; prazo médio de registro de empresas em 31 dias (pesquisa 2016-2017) e lançamento da junta digital em 2017. “Um dos destaques é o município de Farroupilha que, atualmente, consegue registrar uma empresa em dois dias, mas 90% em até 24h”. Outro dado que chama atenção – reflexo da Redesimples – é o número de liberações de alvarás em Porto Alegre, que passou de 8.906, em 2016, para 17.768, em 2018. “Em 2019, nossa meta é implementar a Redesimples em mais 100 municípios gaúchos, chegando a beneficiar 90% dos pequenos negócios, operacionalizar a integração com os órgãos estaduais e iniciar o monitoramento dos prazos de abertura e fechamento de empresas no Estado”, acrescentou Janaína.
Composição do Conselho de Desburocratização e Empreendedorismo
Representantes Governo do Estado
Secretaria Estadual de Governando e Gestão Estratégica – SGGE
Secretaria Estadual de Planejamento, Orçamento e Gestão – Seplag
Casa civil
Secretaria Estadual da Fazenda – Sefaz
Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo – Sedetur
Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia – SICT
Sebrae RS
André Vanoni de Godoy – diretor-superintendente
Representantes da Sociedade Civil
Walter Lídio – empresário
Daniel Santoro – Agenda 2020
Elis Radman – Instituto de Pesquisa de Opinião
Leonardo Lamachia – Ordem dos Advogados do Brasil Renata Mendes – Endeavor
Siga o SEBRAE RS
Notícias
09 de Setembro de 2024Sebrae estreia na Feira do Livro de Lajeado com foco na Educação Empreendedora
SAIBA MAIS06 de Setembro de 2024
Queijo artesanal maturado há oito meses será degustado pela primeira vez em feira no Centro Histórico de Poa, a partir de sexta (06/09)
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.