Loading SEBRAE

Mais buscados: sei Credito mei Consultoria boas praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Menos custo, mais qualidade

SEBRAE/RS apoia desenvolvimento de pequenas empresas com o Polo Gastronômico da Serra Gaúcha

08/02/18

Da Redação

COMPARTILHE

Os pequenos negócios participantes do Polo Gastronômico da Serra Gaúcha, promovido pelo Sebrae/RS, descobriram a receita para se manterem ou até crescerem na crise. Reduzir custos, mas sem abrir mão da qualidade. Criado em abril de 2017, o projeto estimulou a melhoria de gestão dos 50 empreendimentos participantes e trouxe resultados significativos. A iniciativa ainda tem vagas disponíveis para este ano e as inscrições ou informações podem ser solicitadas pelos telefones (54) 3290-4721 ou (54) 99905-3800 ou ainda pelo email gustavoar@sebrae-rs.com.br.

“Antes, não havia controles financeiros e os cálculos e previsões eram no chutômetro”, reconhece Idacir Cardoso, um dos sócios (Foto: Restaurante Colosseo)

O projeto funciona a partir de três cidades: Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Gramado. As empresas que integram as atividades têm acesso a cursos, consultorias, visitas técnicas e também participam de feiras e eventos nacionais e internacionais, como Mesa ao Vivo São Paulo e a NRA, em Chicago, uma das mais importantes ações mundiais do segmento de alimentação.

O gestor do Polo Gastronômico da Serra Gaúcha pelo Sebrae/RS, Gustavo Angelo Rech, relata que uma das principais conquistas foi a redução do Custo por Mercadoria Vendida (CMV) e a adequação ao novo modelo de negócios dos serviços de alimentação. “Conseguimos reduzir de 38% para 35% neste ano o impacto do CMV no resultado das empresas”, destaca. Outro dado relevante é a redução do desperdício. “Aumentamos o nível de eficiência geral, passando de 54,5% para 81,8% de aproveitamento do que é produzido”, exemplifica.

O Restaurante Colosseo, de Gramado, é um dos participantes que mostra os resultados da boa gestão. A casa especializada em fondue existe há 20 anos, mas evoluiu significativamente com a participação no Polo Gastronômico da Serra Gaúcha. “Antes, não havia controles financeiros, indicadores. Os cálculos e previsões eram no chutômetro”, reconhece Idacir Cardoso, um dos sócios. Agora, a empresa tem uma gestão mais qualificada, que monitora melhor seus números e conseguiu até reduzir custos. “Participamos de rodadas de negócios e compramos morangos orgânicos diretamente de um produtor local. Com isso, economizamos 40% com produtos melhores e mais frescos”, revela.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

25 de Maio de 2018

Pequenos negócios vendem mais de R$ 5 milhões na SICC

SAIBA MAIS

 

25 de Maio de 2018

O Rio Grande do Sul na vitrine da Fenadoce

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 25/05/2018 11:13

Especial SEBRAE-RS: O Guia Definitivo do MEI

Sebrae RS Podcast 24/05/2018 11:38

Fique atento aos erros comuns na hora da declaração anual do MEI

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: