Mais buscados: MEI CREDITO sei BOAS PRATICAS CONSULTORIA
Da Redação
Realizada de 5 a 7 de outubro, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul – RS, a 30ª Mercopar – Feira de Inovação, encerrada nesta quinta-feira (7) cumprindo o objetivo de ser um vetor para a retomada da atividade industrial no Brasil. Promovida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul – Sebrae RS e pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul – FIERGS, uma Feira de modelo híbrido, superou as expectativas e registro, até o momento, R $ 224 milhões em negócios gerados, um crescimento de 75% em relação ao ano anterior.
A edição, que marcou os 30 anos da maior feira de inovação e negócios da América Latina, contou com os patrocínios de Empresas Randon, Sicredi Pioneira, Instituto Hélice, Portos RS e SIMECS. Reuniu 347 expositores dos segmentos metalmecânico, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenagem, sendo 44 deles startups. Além de empresas gaúchas, estiveram presentes outras do DF, ES, GO, MG, PR, RJ, SC e SP. A Mercopar teve, em uma área de 20 mil m², um total de 13.952 visitantes presenciais, respeitando o teto de ocupação de 2.500 pessoas simultaneamente, por faixa de horário (máximo de 15.000 para todo o período da Feira), imposto pelo protocolo de segurança sanitária, e mais 6.125 acessos em sua plataforma online.
O presidente do Sistema FIERGS e do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae RS, Gilberto Petry, considera a realização da feira como uma demonstração de força do Rio Grande do Sul em meio às dificuldades. “No ano passado, superamos desafios e obtivemos absoluto sucesso em resultados e em execução de protocolos sanitários, os quais o segmento da Indústria sempre cumpriu com excelência”, disse. A liderança das entidades realizadoras do evento também enalteceu a marca da realização da 30ª edição da Mercopar: “Quando o evento iniciado, há 30 anos, inteligência artificial ou realidade virtual eram apenas conceitos teóricos. Hoje, essas e outras inovações permitem otimizar a produtividade nas associações, gerando resultados e crescimento sustentável ”. O formato híbrido do evento, que contou com transmissões online, possibilitou conformado com o mundo,
De acordo com 88,1% dos expositores, o evento atendeu ou superou as expectativas, e 98,2% das empresas indicaram que pretendem retornar à Feira na próxima edição.
Para o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy, os resultados refletem a confiança do mercado. “Tivemos uma edição histórica, com incremento de 100% sobre a área comercializada e a maior rodada de negócios da história do Sebrae RS. Isso mostra que expositores, empresas que participaram das rodadas e visitantes aceitaram o convite para romper definitivamente com a crise e caminhar rumo à retomada econômica ”, afirma Godoy.
Com a maior Rodada de Negócios da História do Sebrae RS, que foi realizada no Salão de Negócios, destaque na programação da Feira, foram oportunizados encontros nos formatos presencial e virtual, por meio do Projeto Comprador, com 3.143 agendas de negócios . O Encontro Virtual de Negócios Internacionais, promovido pela FIERGS – por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN-RS), teve compradores provenientes de nove países da América Latina: Chile, Bolívia, Peru, Colômbia, Equador, México, Argentina, Guatemala e Paraguai.
A adoção do modelo híbrido oportunizou que as 170 horas de conteúdo disponibilizado pelo evento alcançassem um grande público, que acompanhou, de forma gratuita, como palestras e painéis de eventos como o Salão de Inovação ; o Fórum Encadear Summit , a Jornada 4.0 ; o 1º Fórum da Cadeia Automotiva ; o V Fórum de Geração Distribuída ; o Circulando: a relação da indústria e a economia circular ; o Brasil Mais Simples ; o Histórias que Inspiram – Indústria 4.0 , o Seminário Competitividade e Qualidade , entre outros.
Segundo o diretor técnico do Sebrae RS, Ayrton Ramos, este formato, pelo segundo ano, foi uma resposta aos aprendizados da pandemia e permite um vislumbre do futuro das feiras: “uma plataforma digital amplia de maneira ilimitada a participação em eventos, inclusive possibilitando abrangência internacional ”.
Um dos destaques da Feira foi a Célula Demonstradora de Tecnologias da Indústria 4.0 , atração inédita na Mercopar, que levou para a feira um processo fabril produtivo. A iniciativa da Rede RS Indústria 4.0, do Sebrae RS e do Senai RS, aproximou-se das premissas e ferramentas da Indústria 4.0 das empresas e mostrada é possível inserir tecnologias que otimizem os processos, requer o aumento de produtividade, qualidade e flexibilidade.
A próxima Mercopar acontecerá de 18 a 20 de outubro de 2022 e já conta com mais de 40% da área reservada, número superior ao mesmo período no ano passado.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.