Mais buscados: MEI CREDITO sei boas práticas CONSULTORIA
Da Redação
Realizada de 5 a 7 de outubro, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul – RS, a 30ª Mercopar – Feira de Inovação, encerrada nesta quinta-feira (7) cumprindo o objetivo de ser um vetor para a retomada da atividade industrial no Brasil. Promovida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul – Sebrae RS e pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul – FIERGS, uma Feira de modelo híbrido, superou as expectativas e registro, até o momento, R $ 224 milhões em negócios gerados, um crescimento de 75% em relação ao ano anterior.
A edição, que marcou os 30 anos da maior feira de inovação e negócios da América Latina, contou com os patrocínios de Empresas Randon, Sicredi Pioneira, Instituto Hélice, Portos RS e SIMECS. Reuniu 347 expositores dos segmentos metalmecânico, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenagem, sendo 44 deles startups. Além de empresas gaúchas, estiveram presentes outras do DF, ES, GO, MG, PR, RJ, SC e SP. A Mercopar teve, em uma área de 20 mil m², um total de 13.952 visitantes presenciais, respeitando o teto de ocupação de 2.500 pessoas simultaneamente, por faixa de horário (máximo de 15.000 para todo o período da Feira), imposto pelo protocolo de segurança sanitária, e mais 6.125 acessos em sua plataforma online.
O presidente do Sistema FIERGS e do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae RS, Gilberto Petry, considera a realização da feira como uma demonstração de força do Rio Grande do Sul em meio às dificuldades. “No ano passado, superamos desafios e obtivemos absoluto sucesso em resultados e em execução de protocolos sanitários, os quais o segmento da Indústria sempre cumpriu com excelência”, disse. A liderança das entidades realizadoras do evento também enalteceu a marca da realização da 30ª edição da Mercopar: “Quando o evento iniciado, há 30 anos, inteligência artificial ou realidade virtual eram apenas conceitos teóricos. Hoje, essas e outras inovações permitem otimizar a produtividade nas associações, gerando resultados e crescimento sustentável ”. O formato híbrido do evento, que contou com transmissões online, possibilitou conformado com o mundo,
De acordo com 88,1% dos expositores, o evento atendeu ou superou as expectativas, e 98,2% das empresas indicaram que pretendem retornar à Feira na próxima edição.
Para o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy, os resultados refletem a confiança do mercado. “Tivemos uma edição histórica, com incremento de 100% sobre a área comercializada e a maior rodada de negócios da história do Sebrae RS. Isso mostra que expositores, empresas que participaram das rodadas e visitantes aceitaram o convite para romper definitivamente com a crise e caminhar rumo à retomada econômica ”, afirma Godoy.
Com a maior Rodada de Negócios da História do Sebrae RS, que foi realizada no Salão de Negócios, destaque na programação da Feira, foram oportunizados encontros nos formatos presencial e virtual, por meio do Projeto Comprador, com 3.143 agendas de negócios . O Encontro Virtual de Negócios Internacionais, promovido pela FIERGS – por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN-RS), teve compradores provenientes de nove países da América Latina: Chile, Bolívia, Peru, Colômbia, Equador, México, Argentina, Guatemala e Paraguai.
A adoção do modelo híbrido oportunizou que as 170 horas de conteúdo disponibilizado pelo evento alcançassem um grande público, que acompanhou, de forma gratuita, como palestras e painéis de eventos como o Salão de Inovação ; o Fórum Encadear Summit , a Jornada 4.0 ; o 1º Fórum da Cadeia Automotiva ; o V Fórum de Geração Distribuída ; o Circulando: a relação da indústria e a economia circular ; o Brasil Mais Simples ; o Histórias que Inspiram – Indústria 4.0 , o Seminário Competitividade e Qualidade , entre outros.
Segundo o diretor técnico do Sebrae RS, Ayrton Ramos, este formato, pelo segundo ano, foi uma resposta aos aprendizados da pandemia e permite um vislumbre do futuro das feiras: “uma plataforma digital amplia de maneira ilimitada a participação em eventos, inclusive possibilitando abrangência internacional ”.
Um dos destaques da Feira foi a Célula Demonstradora de Tecnologias da Indústria 4.0 , atração inédita na Mercopar, que levou para a feira um processo fabril produtivo. A iniciativa da Rede RS Indústria 4.0, do Sebrae RS e do Senai RS, aproximou-se das premissas e ferramentas da Indústria 4.0 das empresas e mostrada é possível inserir tecnologias que otimizem os processos, requer o aumento de produtividade, qualidade e flexibilidade.
A próxima Mercopar acontecerá de 18 a 20 de outubro de 2022 e já conta com mais de 40% da área reservada, número superior ao mesmo período no ano passado.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
13 de Setembro de 2024Rodada de Negócios amplia conexões comerciais e fortalece setor alimentício da região do Vale do Rio Pardo
SAIBA MAIS13 de Setembro de 2024
Santa Maria (RS) tem um dos melhores ecossistemas de inovação do país
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.