Mais buscados: mEI credito sei boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Caxias do Sul – A qualidade e a quantidade das Rodadas de Negócios realizadas durante o Projeto Comprador na 24ª edição da Mercopar proporcionaram uma grande participação de empresas de todos os portes. O evento, já tradicional na Feira de Subcontratação e Inovação Industrial que acontece anualmente em Caxias do Sul, é uma oportunidade fundamental tanto para as compradoras, que atendem no mínimo 14 vendedores em uma tarde, quanto para as micro e pequenas que querem mostrar seus produtos e serviços.
Segundo o coordenador estadual das Rodadas de Negócios do SEBRAE/RS, Jakson da Luz, o ambiente permite a aproximação entre as pequenas e grandes empresas. “Neste ano conseguimos um número maior de compradoras, cerca de 60, que realizaram 1.400 reuniões com 302 empresas vendedoras. Temos depoimentos muito bons de quem deseja aumentar a sua carteira de fornecedores”, explica Jackson da Luz.
A analista de suprimentos da Braskem, Daiane Turmina, participou pela primeira vez das rodadas e selecionou 14 empresas para atender no primeiro dia. Acabou recebendo 25. “Há empresas novas e as já consolidadas também. Procuramos por fornecedores de serviços e optamos por não depender de poucos. Os fornecedores vêm bem interessados. Eles querem desenvolver o negócio e ocorre uma troca de experiências muito positiva. Os dois lados saem muito agradecidos”, disse Daiane.
Por outro lado, nem sempre vender é o mais importante nessa hora. O profissional da Correfer, empresa de Cocal do Sul, Santa Catarina, Daniel Correa, valoriza muito o contato frente à frente com o responsável pelas compras. “É preciso uma boa conversa para que se tenha um bom relacionamento, e não pensar só no vender. Se isto acontecer, talvez ela lembre de ti no futuro”, afirma ele, acrescentando que também é importante transmitir segurança e convidar o cliente a conhecer a empresa.
Receptividade
A Rodada de Negócios proporciona um contato que o vendedor não teria se procurasse a empresa num ambiente fora da feira. É o caso do consultor técnico de vendas Orlando Gerson Setem, da Antares Acoplamentos, de Caxias do Sul. “Independente de fechar negócios, aqui na Mercopar consigo contatos que não são possíveis no dia a dia. Tenho clientes de São Paulo que, mesmo eu trabalhando lá, é possível fazer a reunião aqui. É preciso ter um certo relacionamento e todo o contato com o cliente é importante”, afirma Setem.
Para a compradora da Schulz S.A., de Joinville, Santa Catarina, Camila Bertolotti, é interessante conhecer empresas do Sul e aproximar o contato com aquelas que já conhece. “Estou achando bastante produtivo. Buscamos serviços de usinagem, embalagens, EPIs, peças para proteção, borracha, vedações, conexões e serpentinas, entre outros produtos. Aqui faremos o contato para futuramente finalizar os negócios”, destaca Camila. O comprador técnico da CAF Brasil Indústria e Comércio S.A., Márcio Silva, atendeu em torno de 45 vendedores em dois dias. A multinacional espanhola instalada em Porto Alegre fabrica e oferece manutenção de trens. “Fizemos bons contatos nas rodadas de negócios. Procuramos por serviços de adequação da NR13, usinagem e peças técnicas. Pretendemos criar novas parcerias ao longo do ano, buscar qualidade nos serviços e bons preços”.
Skype
Uma das novidades neste ano foi a participação, via Skype, de empresas da Colômbia e do Uruguai. Estas compradoras realizaram todo o processo semelhante ao das empresas brasileiras, com a diferença de que o contato foi realizado pela internet. O sistema funcionou sem problemas e vários negócios foram encaminhados.
A Mercopar é realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (SEBRAE/RS) e pela Hannover Fairs Sulamerica, empresa do Grupo Deutsche Messe AG. O cadastro para visitação, assim como mais informações, podem ser obtidas pelo site www.mercopar.com.br.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.