
Mais buscados: Mei Credito SEI boas praticas Consultoria

Da Redação

Porto Alegre – O empreendedorismo nasce a partir da combinação da vontade de trabalhar por conta própria e da oportunidade de fazer algo diferente. Essa foi a fórmula que originou a empresa Mesa Natural, primeira loja de produtos orgânicos certificados pela Ecocert em Porto Alegre. O negócio rendeu frutos e continua crescendo com novas frentes de atuação. Essa trajetória bem-sucedida é um exemplo que ilustra a aplicação do Movimento Compre do Pequeno Negócio, iniciativa do SEBRAE Nacional que estimula as empresas locais e a economia.
A Mesa Natural foi criada a partir do Sítio das Acácias, localizado em Montenegro, que está na família dos irmãos Antonio e Clara Hartmann há mais de 100 anos. O destaque da propriedade sempre foi o cultivo sem uso de agrotóxicos, produção que era direcionada apenas para consumo interno. Essa realidade mudou quando a amiga do casal, Maria Aparecida Prates Paulo, mais conhecida como Apa, visitou o local. “Eu questionei esse destino, não havia nenhuma comercialização. Comecei a vender para alguns amigos, e a procura foi tão grande que tivemos que fazer a certificação da Ecocert”, conta a empresária, sócia de Clara. A Ecocert é uma organização certificadora de produtos orgânicos, fundada na França com atuação em mais de 80 países.
Com um pouco de divulgação e aumento da área de plantio, o negócio aumentou e foi preciso abrir uma loja. A Mesa Natural é a única totalmente certificada na capital gaúcha. No caso de comercializar algum produto que não seja cultivado em Montenegro, Apa é categórica na seleção. “Tudo é rastreado. Temos controle total de nossos produtos. Sei de onde veio, quem colheu, o horário, e assim identifico a quem recorrer no caso de algum problema”, explica.
As sócias, cientes tanto da crise econômica quanto da falta de água que pode impactar diretamente no preço dos alimentos, passaram a diversificar o negócio para driblar os problemas. Apa revela que a loja projeta servir pequenas refeições. “Lanches rápidos, sopas, essa é a nossa ideia. Vamos comprar também uma máquina para o preparo de café orgânico”, disse. Sobre o consumo local, a sócia entende que “as pessoas têm procurado cada vez mais os negócios do seu bairro. Elas gostam das feiras, da proximidade com parques, então é um momento interessante. No futuro, tenho ainda um sonho, que é implantar o projeto de franquias”, revela.
Do sítio para a cozinha
No processo de diversificação dos negócios, o sítio dos Hartmann passou a fornecer, também, para restaurantes locais. Atualmente os produtos têm como destino as mesas de quatro estabelecimentos. É o caso do Restaurante Lucca, criado em 2013 pelos sócios Lú Tostes Agrifólio, Caroline Martins e Maurício Olmi.
Caroline explica que a ideia era valorizar a cultura gastronômica local. “Além disso, sempre tivemos como meta cozinhar em um sistema que respeitasse mais os ingredientes”, conta. A partir dessa característica o cardápio do restaurante é sazonal, modificando-se de acordo com o que a estação oferta. “Já conhecíamos a Apa antes de ela abrir a loja. Quando ela criou o espaço, e nós, o restaurante, vimos que ela poderia ser uma ótima fornecedora de produtos naturais”, explica.
O restaurante recebe, entre outros itens, cenouras orgânicas e o suco de bergamota, com exclusividade, servido junto com a entrada de diversos pratos. Apa conta que “existe uma enorme relação de confiança entre a empresa e o restaurante. Sei que eles têm um cuidado grande com essa questão, e que o suco não será misturado”. Sobre os negócios locais, Caroline aponta os benefícios. “Comprar de uma pequena empresa nos possibilita negociar um preço melhor. Além disso, no caso dos orgânicos, sabemos a qualidade que o produto tem, e isso é perceptível”, conta.
No hotsite do Movimento Compre do Pequeno Negócio é possível conhecer mais sobre o tema, e também os fornecedores de produtos e serviços que estão mais próximos de cada cliente.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.