Loading SEBRAE

Mais buscados: sei Credito mei Consultoria boas praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Micro e pequenas empresas gaúchas já podem baixar a nova versão do aplicativo do Simples Nacional

SEBRAE RS explica quais são as principais mudanças para os contribuintes

22/11/17

Da Redação

COMPARTILHE

Porto Alegre – Os empreendedores e contadores devem ficar atentos ao novo aplicativo destinado aos contribuintes que optaram pelo sistema Simples Nacional no Rio Grande do Sul. Já está disponível a nova versão do Sistema Eletrônico de Dados e Informações Fiscais do Simples Nacional (SEDIF), utilizado para preenchimento e entrega da Declaração de Substituição Tributária, Diferencial de Alíquota e Antecipação (DeSTDA), que é uma declaração mensal obrigatória do regime referente à totalidade do Imposto sobre Circulação de Mercadores e Serviços (ICMS) devido. O download gratuito pode ser feito diretamente pela internet.

Novo sistema está disponível para download na internet (Foto: Banco de Imagens)

A técnica da Gerência de Políticas Públicas do SEBRAE RS Claudia Teresa Scapin Cittolin destaca as principais melhorias da nova versão. “Agora é possível importar arquivos gerados pelo próprio contribuinte para preenchimento da declaração mensal obrigatória como, por exemplo, informações digitais dos resultados de apuração do ICMS (substituição tributária, antecipação e diferencial de alíquota)”, explica.

Outra novidade é a integração do Sistema Eletrônico de Dados e Informações Fiscais do Simples Nacional (SEDIF) com a Transmissão Eletrônica de Documentos (TED). “Isso permite o envio de arquivos eletrônicos com informações fiscais, pela internet, de forma segura, diretamente pelo empresário ou por seu representante legal”, detalha Cláudia.

A nova versão também facilitou a vida dos contribuintes que necessitam declarar pagamentos de Substituição Tributária Interestadual, já que o sistema agora está integrado à Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE), que registra o pagamento de tributos incidentes sobre operações de vendas para fora do Estado onde o produto é fabricado, uma prática sujeita à substituição tributária.

Mais informações sobre o novo aplicativo podem ser solicitadas diretamente na Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul, na Receita Estadual.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

25 de Maio de 2018

Pequenos negócios vendem mais de R$ 5 milhões na SICC

SAIBA MAIS

 

25 de Maio de 2018

O Rio Grande do Sul na vitrine da Fenadoce

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 25/05/2018 11:13

Especial SEBRAE-RS: O Guia Definitivo do MEI

Sebrae RS Podcast 24/05/2018 11:38

Fique atento aos erros comuns na hora da declaração anual do MEI

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: