Mais buscados: mei crEdito Sei boas praticas consultoria
Da Redação
Joinville – A grama do vizinho está mais verde, mas é possível colher bons resultados ao ultrapassar a divisa. Essa é a percepção do grupo de empresários gaúchos ao retornar da missão à Interplast, em Joinville, e a visitas a duas grandes empresas de Santa Catarina, a Weg, em Guaramirim, e a AMPCO Metal, em Joinville. A missão, promovida pelo SEBRAE/RS, entre os dias 17 e 19 de agosto, reuniu 32 empresários participantes dos programas Energia Mais e Metal Serra.
Mais do que uma visita, a ação também marcou uma oportunidade de exposição dos produtos e serviços da Serra Gaúcha. “Ao todo, 11 empresários expuseram nos dois estandes do SEBRAE/RS na feira. Foram sete pequenos negócios na Interplast e outros quatro na Euromold, a Feira Mundial de Construtores de Moldes e Ferramentas, Design e Desenvolvimento de Produtos, que ocorre paralelamente”, cita Taisson Toigo, gestor do Programa Metal Serra, do SEBRAE/RS. Para o espaço na Interplast, a entidade contou com a parceria do Sindicato das Indústria de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás).
O evento impressionou a missão gaúcha. “Embora registrasse menos participantes que na edição anterior, a feira chamou a atenção pela movimentação e otimismo”, constata Aldoir de Morais, gestor do Projeto Energia Mais, do SEBRAE/RS. O técnico avalia que Santa Catarina vive um momento diferente na economia. “O Rio Grande do Sul é muito dependente da indústria automotiva, enquanto o Estado vizinho trabalha com uma cadeia produtiva mais diversificada, em vários setores, o que gera mais possibilidades de negociações”, analisa.
A percepção positiva é compartilhada com o empresário Leandro Ferrarini, da Tecnolaser, de Farroupilha. “Foi minha primeira vez na feira e a considerei muito proveitosa para conhecer novos mercados, que utilizam os mesmos processos que vendemos. Volto com 20 contatos, de Santa Catarina, Paraná e São Paulo e com a expectativa de novos negócios”, comenta.
Para Ivan Brambila, diretor da CDN Revestimentos, em Caxias do Sul, a missão vai além das visitas e contato na feira. “Abrimos possibilidades de parceira com os expositores, mas também com os próprios empresários gaúchos que acompanharam a viagem”, destaca.
Referências para a indústria
A missão também contemplou duas visitas marcantes. No roteiro, a Weg, uma das maiores empresas do País, apresentou sua estrutura de atuação diversificada em segmentos como energia, indústria, automação, tintas e motores. “É uma corporação espetacular, com mais de 30 mil funcionários, que deu uma aula de inovação e mercado, além das possibilidades comerciais, de fornecimento especialmente para a área de energias renováveis e automação”, relata Morais, do SEBRAE/RS.
A última parada da viagem também foi importante. “Visitamos a AMPCO Metais, uma empresa suíça que recentemente instalou unidade em Joinville. Ela chama a atenção pelo avanço tecnológico no desenvolvimento de ligas especiais de alumínio, bronze e cobre na indústria e pode servir de inspiração para os empresários gaúchos”, resume.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
11 de Dezembro de 2024Lançamento: Ecossistema de Inovação de Santiago é apresentado no dia 18
SAIBA MAIS11 de Dezembro de 2024
Seminário em Cruz Alta destaca oportunidades de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.