Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI mei Credito Consultoria Boas praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Micro e pequenas empresas gaúchas prospectam negócios em Santa Catarina

19/08/16

Da Redação

COMPARTILHE

Com apoio do SEBRAE/RS, 32 empresários participam da Interplast e visitam grandes indústrias catarinenses

Da Redação

Missão gaúcha em Joiville (Foto: SEBRAE/RS)

Joinville – A grama do vizinho está mais verde, mas é possível colher bons resultados ao ultrapassar a divisa. Essa é a percepção do grupo de empresários gaúchos ao retornar da missão à Interplast, em Joinville, e a visitas a duas grandes empresas de Santa Catarina, a Weg, em Guaramirim, e a AMPCO Metal, em Joinville. A missão, promovida pelo SEBRAE/RS, entre os dias 17 e 19 de agosto, reuniu 32 empresários participantes dos programas Energia Mais e Metal Serra.

Mais do que uma visita, a ação também marcou uma oportunidade de exposição dos produtos e serviços da Serra Gaúcha. “Ao todo, 11 empresários expuseram nos dois estandes do SEBRAE/RS na feira. Foram sete pequenos negócios na Interplast e outros quatro na Euromold, a Feira Mundial de Construtores de Moldes e Ferramentas, Design e Desenvolvimento de Produtos, que ocorre paralelamente”, cita Taisson Toigo, gestor do Programa Metal Serra, do SEBRAE/RS. Para o espaço na Interplast, a entidade contou com a parceria do Sindicato das Indústria de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás).

O evento impressionou a missão gaúcha. “Embora registrasse menos participantes que na edição anterior, a feira chamou a atenção pela movimentação e otimismo”, constata Aldoir de Morais, gestor do Projeto Energia Mais, do SEBRAE/RS. O técnico avalia que Santa Catarina vive um momento diferente na economia. “O Rio Grande do Sul é muito dependente da indústria automotiva, enquanto o Estado vizinho trabalha com uma cadeia produtiva mais diversificada, em vários setores, o que gera mais possibilidades de negociações”, analisa.

A percepção positiva é compartilhada com o empresário Leandro Ferrarini, da Tecnolaser, de Farroupilha. “Foi minha primeira vez na feira e a considerei muito proveitosa para conhecer novos mercados, que utilizam os mesmos processos que vendemos. Volto com 20 contatos, de Santa Catarina, Paraná e São Paulo e com a expectativa de novos negócios”, comenta.

Para Ivan Brambila, diretor da CDN Revestimentos, em Caxias do Sul, a missão vai além das visitas e contato na feira. “Abrimos possibilidades de parceira com os expositores, mas também com os próprios empresários gaúchos que acompanharam a viagem”, destaca.

Referências para a indústria

A missão também contemplou duas visitas marcantes. No roteiro, a Weg, uma das maiores empresas do País, apresentou sua estrutura de atuação diversificada em segmentos como energia, indústria, automação, tintas e motores. “É uma corporação espetacular, com mais de 30 mil funcionários, que deu uma aula de inovação e mercado, além das possibilidades comerciais, de fornecimento especialmente para a área de energias renováveis e automação”, relata Morais, do SEBRAE/RS.

A última parada da viagem também foi importante. “Visitamos a AMPCO Metais, uma empresa suíça que recentemente instalou unidade em Joinville. Ela chama a atenção pelo avanço tecnológico no desenvolvimento de ligas especiais de alumínio, bronze e cobre na indústria e pode servir de inspiração para os empresários gaúchos”, resume.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

20 de Julho de 2018

O “Uber” das diaristas

SAIBA MAIS

 

20 de Julho de 2018

Gaúchos vendem mais de R$ 8 milhões na Francal

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 18/07/2018 09:58

Sebrae realiza seminário sobre Junta Digital em Lagoa Vermelha

Sebrae RS Podcast 17/07/2018 18:29

Sebrae em Pelotas promove a Sessão de Crédito para micro e pequenas empresas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: