Mais buscados: MEi CREDITO SEI Boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Passo Fundo – As Redes Sociais virtuais invadiram o mundo e vieram para ficar. Hoje, grande parte das pessoas já aderiu a alguma ferramenta on-line de relacionamento disponível e, portanto, está conectado mundialmente. Nos negócios, as Redes Sociais também estão ganhando força e contribuindo para alavancar a divulgação e as vendas de produtos e serviços. Em Passo Fundo, uma microempresa atendida pelo programa Negócio a Negócio vem conquistando clientes através do Facebook, uma alternativa que a proprietária Caroline Mattje Alba encontrou para alavancar a empresa aberta em 2012.
No início, a Charme e Encanto – loja de variedades e artigos de presente e decoração enfrentou dificuldades – assim como a maioria das empresas – e uma das alternativas para melhorar, sugerida pelo projeto, foram as Redes Sociais. “Abrimos a loja em junho e em setembro comecei a divulgar fotos e produtos no Facebook, fazendo relação com as datas comemorativas”, explica Caroline. A empreendedora também se tornou ‘amiga no Face’ de todos os seus clientes, uma ação que resultou no retorno de 50% das pessoas que haviam visitado a loja pela primeira vez. “Qualquer novidade é postada na mesma hora e já mantém o cliente a par das novidades”, comenta.
Mas nem só de Redes Sociais vive a Charme e Encanto. Com os atendimentos do projeto Negócio a Negócio, o desempenho financeiro também melhorou. Através de um diagnóstico realizado pelo Agente de Orientação Empresarial, profissional que realiza os atendimentos nas empresas, foi possível perceber que as principais dificuldades estavam na necessidade de construção de uma cartela de cliente, além da implementação de sistemas de controles e indicadores financeiros. “Com base neste levantamento sugerimos ferramentas como Check List e roteiro para ações de marketing, cadastro de clientes e fornecedor, controle diário de caixa e fluxo de caixa”, lista o Agente de Orientação Empresarial, Jônatan Pereira Machado.
Faturamento aumentou 200%
Mesmo com a implantação das ferramentas sugeridas, a empresária observou que seu faturamento continuava o mesmo, por isso resolveu mudar a empresa para um endereço mais estratégico. “Com a construção da base de clientes percebi que grande parte deles localizava-se longe do meu antigo ponto de venda e, de posse destes dados, podemos escolher o novo endereço, o que resultou em um aumento de faturamento de 200%, passando de R$ 2 mil para R$ 6 mil por mês”, revela a empreendedora.
Projeto Negócio a Negócio
O Negócio a Negócio, realizado no Estado pelo SEBRAE/RS em parceria com 12 instituições de ensino superior, busca, por meio de seus atendimentos gratuitos, dar suporte às microempresas e aos Microempreendedores Individuais com relação a ferramentas de gestão. Tais procedimentos auxiliam as empresas a melhorar seus controles e manterem-se competitivas no mercado. Segundo o presidente do SEBRAE/RS, Vitor Augusto Koch, a meta da entidade para este ano é chegar a 49 mil empreendimentos e realizar 147 mil atendimentos presenciais. “Cada empresa recebe três atendimentos na primeira fase e depois os Agentes de Orientação Empresarial retornam para realizar mais três encontros, finalizando o ciclo do programa”, afirma.
Em Passo Fundo, o projeto é desenvolvido em parceria com a UPF. As outras instituições de ensino que fazem parte da iniciativa juntamente com o SEBRAE/RS são: FADERGS, FACCAT, FEEVALE, PUCRS, UCS, UFSM, UNIJUÍ, URCAMP, UCPEL, URI Campus Frederico Westphalen e URI Campus Santiago.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
11 de Dezembro de 2024Lançamento: Ecossistema de Inovação de Santiago é apresentado no dia 18
SAIBA MAIS11 de Dezembro de 2024
Seminário em Cruz Alta destaca oportunidades de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.