Mais buscados: MEi CREDITO SEI boas Praticas CONSULTORIA
Da Redação
Porto Alegre – Pelo quinto mês consecutivo no ano de 2012, as micro empresas gaúchas que empregam até quatro funcionários foram responsáveis pela parcela mais significativa do total de empregos gerados no Estado. Em maio, elas foram responsáveis pela totalidade dos 4.992 postos de trabalho criados, segundo os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério do Trabalho e Emprego. No acumulado dos últimos 12 meses foram gerados 80.831 postos de trabalho no Rio Grande do Sul.
“A curva ascendente da geração de emprego nas micro empresas confirma a tendência de aumento do nível de atividade desse segmento, em função do aumento da renda, do crédito e, consequentemente, do consumo da população”, diz o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch.
De acordo com o presidente, as micro empresas participam ativamente da geração de vagas nos setores de serviços, comércio e construção civil. Vitor Koch destaca que “a cada mês, os pequenos negócios são decisivos para a geração de empregos no País. Os dados oficiais mostram também que, na última década, enquanto os salários tiveram aumento real de 4% nas médias e grandes empresas, nas MPE o ganho foi de 14%”.
No Brasil
Em todo o País, as micro e pequenas empresas com até 99 empregados geraram aproximadamente 75,7% dos postos de trabalho com carteira assinada no mês de maio. Significa que a cada dez vagas, mais de sete foram criadas por este segmento.
Levando-se em conta a quantidade de pessoas empregadas, as empresas que possuem até quatro trabalhadores responderam por 80,1% das novas vagas.
Segundo o cadastro do Ministério do Trabalho e Emprego, no mês de maio foram criados 139.679 empregos celetistas, uma expansão de 0,36% em relação a abril. No acumulado dos últimos 12 meses, houve surgimento de 1,61 milhão de postos de trabalho, um crescimento de 4,32% no contingente de assalariados com carteira assinada no Brasil.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.