Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI mei credito Consultoria boas praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Missão à Itália inspira municípios gaúchos

Integrantes do Programa Lider, do Sebrae RS, preparam ações de desenvolvimento para as regiões da Campanha, Fronteira Oeste e Sul do Estado.

10/07/18

Da Redação

COMPARTILHE

Mais de 40 municípios gaúchos se preparam para alavancar seu desenvolvimento. Eles integram o Programa Lider – Liderança para o Desenvolvimento Regional, promovido pelo Sebrae RS para apoiar as regiões da Campanha, Fronteira Oeste e Sul do Estado. As ações começaram em 2015 e este ano, após uma missão de cinco dias de visitas à região de Milão, na Itália, inicia a etapa de implementação de projetos e de ações para promover o desenvolvimento destas comunidades.

O grupo de 14 pessoas, incluindo empresários, presidentes de associações comerciais e representantes do poder público e de universidades da região, participou de uma intensa programação entre os dias 25 e 29 de junho. As atividades foram acompanhadas pelo Sebrae RS com o apoio da consultoria da Alta Escola de Economia e Sociedade da Universidade Católica de Milão (Altis).

Grupo conheceu ações de desenvolvimento da região.

O diretor-superintendente do Sebrae RS, Derly Fialho, acompanhou a missão e relata os principais destaques da viagem. No primeiro dia, juntamente com o diretor da Altis, Vito Monamarco, apresentamos o histórico de ações realizado pelo Programa Lider até o momento. “Uma comparação entre os territórios da Itália e do Rio Grande do Sul fez parte da abertura, assim como o detalhamento das ferramentas de governança e marketing territorial que podem ajudar a impulsionar os municípios”, destaca. A colaboração entre o público e o privado também fez parte dos conteúdos, com a explicação dos modelos americano, alemão e francês de desenvolvimento.

A parte prática teve início no segundo dia, com a visita à cidade de Bolonha, na região da Emília Romanha, para conhecer as políticas de desenvolvimento do território. O local possui uma agência regional de desenvolvimento, a Vert, que existe desde 1974, com o objetivo de promover políticas para estimular a vocação empreendedora, a economia e a infraestrutura. A inovação social e a colaboração para promover a região foram os destaques, que contou com a apresentação do consórcio Aster, que une governo, universidades, centros de pesquisa e câmaras de comércio, em um modelo semelhante ao que se deseja implantar com o Programa Lider.

“O Hub Milano, a primeira incubadora italiana, com foco no impacto social, também foi visitado”, conta Fialho. “Pietro Lovati, responsável pela incubação e apoio às startups, apresentou os programas de incubação e serviços, e três startups do local detalharam seus trabalhos, em área como reciclagem de plástico, energia e reaproveitamento de celulares usados”, relata. O grupo conheceu, ainda, a agência Promos, da Câmara de Comércio de Milão, que se dedica à internacionalização de empresas e atração de investimentos

A Cavit, uma cooperativa que reúne 10 vinícolas e 4.500 produtores na região de Trento, recebeu atenção especial, já que as regiões gaúchas que compõem o Programa Lider também têm a produção vitivinícola entre seus focos. Lorenzo Vavassore, diretor de exportação da cooperativa, explicou os detalhes da Plataforma Integrada Cartográfica Agrícola (Pica), que mapeou todo o território, com o cadastro dos produtores, solo, tipo de uva e outros atributos. A agência Trentino Sviluppo, com suas 50 empresas incubadas, integrou a programação.

Parceria internacional

Por fim, o grupo já começou a definir possíveis orientações estratégicas e diretrizes para o desenvolvimento da Fronteira Sul. Entre as atividades, os integrantes escreveram um possível projeto para ser implantado nos próximos seis meses para incentivar o desenvolvimento territorial das regiões e municípios envolvidos no Rio Grande do Sul. A missão foi encerrada com a assinatura de contrato de parceria internacional entre Sebrae RS e Altis com ações voltadas para o desenvolvimento da Campanha, Fronteira Oeste e Sul do Estado.

Os próximos passos ocorrerão ainda este mês, com a 2ª Reunião da Governança e o Encontro de Lideranças, que vão contar com todo o grupo dos municípios participantes, nos dias 19 e 20 de julho, em Bagé. “Neste encontro, a Altis vai apresentar um relatório completo da missão, com sugestões de ações a serem implementadas no Estado”, adianta o superintendente do Sebrae RS. Até o final do ano, a Altis dará suporte e acompanhamento das atividades colocadas em prática e para o planejamento do que será efetivado em 2019.

Em novembro, será a vez de os italianos virem ao Brasil para conhecer as ações desenvolvidas aqui no Estado e para o lançamento do livro do Programa Lider.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

19 de Setembro de 2018

Sebrae RS seleciona empresas para Feira Medica, na Alemanha

SAIBA MAIS

 

19 de Setembro de 2018

Contos da Catedral: imersão em cultura e arte

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 21/09/2018 11:25

Rodada de Negócios reúne setor metalmecânico em Canoas

Sebrae RS Podcast 19/09/2018 17:00

Sebrae realiza semana temática de marketing e vendas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: