Loading SEBRAE

Mais buscados: MEi SEI CREDITO CONSULTORIA BOAS PRATICAS

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Missão à Itália inspira municípios gaúchos

Integrantes do Programa Lider, do Sebrae RS, preparam ações de desenvolvimento para as regiões da Campanha, Fronteira Oeste e Sul do Estado.

atualizado em: 10/07/18

Da Redação

COMPARTILHE

Mais de 40 municípios gaúchos se preparam para alavancar seu desenvolvimento. Eles integram o Programa Lider – Liderança para o Desenvolvimento Regional, promovido pelo Sebrae RS para apoiar as regiões da Campanha, Fronteira Oeste e Sul do Estado. As ações começaram em 2015 e este ano, após uma missão de cinco dias de visitas à região de Milão, na Itália, inicia a etapa de implementação de projetos e de ações para promover o desenvolvimento destas comunidades.

O grupo de 14 pessoas, incluindo empresários, presidentes de associações comerciais e representantes do poder público e de universidades da região, participou de uma intensa programação entre os dias 25 e 29 de junho. As atividades foram acompanhadas pelo Sebrae RS com o apoio da consultoria da Alta Escola de Economia e Sociedade da Universidade Católica de Milão (Altis).

Grupo conheceu ações de desenvolvimento da região.

O diretor-superintendente do Sebrae RS, Derly Fialho, acompanhou a missão e relata os principais destaques da viagem. No primeiro dia, juntamente com o diretor da Altis, Vito Monamarco, apresentamos o histórico de ações realizado pelo Programa Lider até o momento. “Uma comparação entre os territórios da Itália e do Rio Grande do Sul fez parte da abertura, assim como o detalhamento das ferramentas de governança e marketing territorial que podem ajudar a impulsionar os municípios”, destaca. A colaboração entre o público e o privado também fez parte dos conteúdos, com a explicação dos modelos americano, alemão e francês de desenvolvimento.

A parte prática teve início no segundo dia, com a visita à cidade de Bolonha, na região da Emília Romanha, para conhecer as políticas de desenvolvimento do território. O local possui uma agência regional de desenvolvimento, a Vert, que existe desde 1974, com o objetivo de promover políticas para estimular a vocação empreendedora, a economia e a infraestrutura. A inovação social e a colaboração para promover a região foram os destaques, que contou com a apresentação do consórcio Aster, que une governo, universidades, centros de pesquisa e câmaras de comércio, em um modelo semelhante ao que se deseja implantar com o Programa Lider.

“O Hub Milano, a primeira incubadora italiana, com foco no impacto social, também foi visitado”, conta Fialho. “Pietro Lovati, responsável pela incubação e apoio às startups, apresentou os programas de incubação e serviços, e três startups do local detalharam seus trabalhos, em área como reciclagem de plástico, energia e reaproveitamento de celulares usados”, relata. O grupo conheceu, ainda, a agência Promos, da Câmara de Comércio de Milão, que se dedica à internacionalização de empresas e atração de investimentos

A Cavit, uma cooperativa que reúne 10 vinícolas e 4.500 produtores na região de Trento, recebeu atenção especial, já que as regiões gaúchas que compõem o Programa Lider também têm a produção vitivinícola entre seus focos. Lorenzo Vavassore, diretor de exportação da cooperativa, explicou os detalhes da Plataforma Integrada Cartográfica Agrícola (Pica), que mapeou todo o território, com o cadastro dos produtores, solo, tipo de uva e outros atributos. A agência Trentino Sviluppo, com suas 50 empresas incubadas, integrou a programação.

Parceria internacional

Por fim, o grupo já começou a definir possíveis orientações estratégicas e diretrizes para o desenvolvimento da Fronteira Sul. Entre as atividades, os integrantes escreveram um possível projeto para ser implantado nos próximos seis meses para incentivar o desenvolvimento territorial das regiões e municípios envolvidos no Rio Grande do Sul. A missão foi encerrada com a assinatura de contrato de parceria internacional entre Sebrae RS e Altis com ações voltadas para o desenvolvimento da Campanha, Fronteira Oeste e Sul do Estado.

Os próximos passos ocorrerão ainda este mês, com a 2ª Reunião da Governança e o Encontro de Lideranças, que vão contar com todo o grupo dos municípios participantes, nos dias 19 e 20 de julho, em Bagé. “Neste encontro, a Altis vai apresentar um relatório completo da missão, com sugestões de ações a serem implementadas no Estado”, adianta o superintendente do Sebrae RS. Até o final do ano, a Altis dará suporte e acompanhamento das atividades colocadas em prática e para o planejamento do que será efetivado em 2019.

Em novembro, será a vez de os italianos virem ao Brasil para conhecer as ações desenvolvidas aqui no Estado e para o lançamento do livro do Programa Lider.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

28 de Junho de 2022

São Francisco de Paula adere ao Programa Cidade Empreendedora do Sebrae RS

SAIBA MAIS

 

27 de Junho de 2022

Oito projetos gaúchos concorrem à etapa nacional do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2022

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/06/2022 18:06

Seja um Agente Local de Inovação do Sebrae RS

Sebrae RS Podcast 06/06/2022 15:18

Salão de Inovação leva conhecimento e troca de experiências à Fenadoce

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: