Mais buscados: Mei credito Sei boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Stavanger – Os primeiros dias de realização da Feira ONS (Offshore Northern Seas), em Stavanger, na Noruega, está gerando insumos importantes para o grupo gaúcho que dela participa. Promovida pela Fiergs, por meio do Centro Internacional de Negócios e do Comitê de Competitividade em Petróleo, Gás, Naval e Offshore, com apoio da Unidade de Atendimento da Apex-Brasil no Rio Grande do Sul, a missão integrada por 80 pessoas de oito estados brasileiros, busca promover o intercâmbio tecnológico entre empresas brasileiras e estrangeiras do segmento.
O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch, o diretor Técnico da entidade, Marco Kappel Ribeiro, e o técnico da gerência setorial da Indústria Luis Guilherme Menezes integram o grupo gaúcho que está na “capital norueguesa do petróleo”. “Já tivemos a oportunidade de realizar visitas técnicas que estão ampliando o nosso horizonte em relação ao setor do petróleo, gás e energia”, avalia o presidente. Os representantes do Sebrae/RS visitaram, no Cluster de Alesund, o Centro de Ciência da Indústria Naval (NCE Maritime). Foram recebidos pelo CEO Per Erik Dalen, que explicou que Alesund é o mais importante cluster norueguês no campo das tecnologias marítimas. “Aqui se concentram 200 companhias do setor, além de instituições financeiras e o centro de simulação offshore. Foi uma oportunidade interessante de trocar experiências e, ainda, podermos apresentar o segmento naval e portuário do Rio Grande do Sul”, destaca Vitor Koch.
Os gaúchos ainda visitaram a empresa Jets, que produz sistemas de sanitário à vácuo para a indústria naval e grandes empreendimentos, e o estaleiro Kleven Maritime, produtor de navios de suporte, responsáveis pelo transporte de equipamentos e suprimentos para as plataformas de petróleo norueguesas. A Jets já atua no Brasil, fornecendo o sistema de sanitário à vácuo para o estádio do Castelão em Fortaleza, uma das sedes da Copa do Mundo de 2014.
“Pelo que estamos tendo a oportunidade de observar, a ONS é uma feira que se encaixa nas características das micro e pequenas empresas gaúchas e pode receber uma missão de dirigentes de empreendimentos de pequeno porte do setor em sua próxima edição, em 2014”, afirma o presidente Vitor. Segundo ele, “a idéia é colocar o evento no edital de feiras internacionais promovido pelo Sebrae/RS, buscando ampliar a inserção competitiva, sustentável e independente das micro e pequenas empresas do Estado no mercado internacional do setor do petróleo, gás e energia”.
O Sebrae/RS trabalha, atualmente, com três projetos de adensamento da cadeia produtiva do Petróleo, Gás e Energia: na Serra Gaúcha, na zona Sul do Estado e na região Metropolitana, o que totaliza 270 empresas atendidas. É uma ação que insere, de forma competitiva e sustentável as micro e pequenas empresas na cadeia do Petróleo, Gás e Energia, objetivando adequar a base de fornecedores ao que os investidores necessitam e estimular processos locais de desenvolvimento.
A cidade norueguesa de Stavanger é um importante centro para o desenvolvimento técnico e de pesquisa relacionado a petróleo. A Feira ONS ocorre desde 1974, a cada dois anos, na mesma cidade, e atrai mais de 1.350 expositores, em 18 pavilhões de países, e quase 50 mil visitantes de todo o mundo.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.