Loading SEBRAE

Mais buscados: mei credito Sei BOAS PRATICAS CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Mobilidade é uma solução importante para o desenvolvimento das pequenas empresas

atualizado em: 29/09/12

Da Redação

COMPARTILHE

Gerente da Zenvia, Gabriel Brigidi, diz que esse avanço tecnológico é uma realidade no mundo inteiro e se insere, cada vez, mais no universo dos pequenos negócios

Da Redação

Porto Alegre – A terceira palestra do segundo dia do Fórum de Empreendedorismo esteva a cargo de Gabriel Brigidi, Gerente de Produtos e Inovação na Zenvia – empresa líder do mercado de mensagens móveis no Brasil – e professor na ESPM-RS. Ele é responsável pela concepção e desenvolvimento de novas soluções focadas em mobilidade corporativa, atuando desde o escopo tecnológico até as particularidades do lançamento para o mercado. A Zenvia nasceu da união das duas maiores fornecedoras de soluções corporativas para o envio de SMS do País, a Comunika e a Human Mobile. Atua no mercado há mais de 12 anos, atendendo milhares de empresas de diferentes segmentos, enviando e recebendo milhões de mensagens todos os dias.

Gabriel Brigidi falou sobre o tema “Mobilidade nas Pequenas Empresas: sonho ou realidade”. Ele destacou que na Zenvia o grande desafio que move a empresa é entregar soluções e serviços em mobilidade que ampliem os resultados de seus clientes, viabilizando cada vez mais a interatividade entre as empresas e milhões de usuários móveis em todo o país.

Brigidi lembrou que a mobilidade se tornou mainstream para praticamente todas as empresas, não importa o tamanho, com benefícios específicos para pequenas empresas. E que, sim, hoje ela é uma realidade no mundo inteiro. Segundo ele, a mobilidade melhora a flexibilidade, a produtividade e a satisfação com o trabalho do funcionário. E esses benefícios levam ao aumento da receita e à redução dos custos operacionais.

Outra questão apontada por ele, diz respeito ao fato de que existem, atualmente no Brasil, 258 milhões de celulares, cerca de 1,3 aparelho por pessoa. “Desse total, 20% são smartphones”, enfatizou. Para o palestrante, é um mercado gigantesco que gera infinitas possibilidades de aproveitamento de parte das empresas de todos os tamanhos. “Ações simples como pesquisa de satisfação de serviços por SMS ou serviço de voz podem ampliar a relação da empresa com seus clientes e angariar fidelização”, lembrou.
 
Dicas
Para Gabriel, a divisão tecnológica entre pequenas e grandes empresas que atrapalhou o desenvolvimento das pequenas empresas chegou ao fim com a disponibilidade e a acessibilidade da computação móvel. Aprimorando a capacidade de resposta aos seus clientes e oferecendo acesso universal a dados, a mobilidade ainda coloca as pequenas empresas em vantagem em relação às grandes empresas, o que pode tornar demorada a resposta às solicitações de clientes. E é por isso que a mobilidade é importante, pois ela faz com que as pequenas empresas progridam.

E para que as pequenas empresas avancem cada vez mais neste sentido, ele deu algumas dicas de como se inserir no mundo mobile. O primeiro passo é definir os objetivos da empresa com base em seus desafios. Depois, entender o cliente, e, finalmente, conhecer as ferramentas envolvidas no processo de mobilidade.

Outros lembretes importantes concedidos por ele mostram que o uso da mobilidade deve ser útil para o cliente; o foco dos esforços nesse sentido devem ser em ações simples que gerem retorno mais rápido; não é possível acertar sempre na primeira vez; a mobilidade é uma realidade, mas não é a resposta para tudo.

Gabriel falou, ainda, que quando uma pequena empresa equipa os funcionários para trabalharem remotamente de escritórios domésticos ou em trânsito, coisas boas acontecem. “A mobilidade gera um ambiente de trabalho mais flexível, criando um melhor equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal, melhorando o moral. Um funcionário feliz é um bom funcionário. E as soluções móveis proporcionam uma melhor produtividade”, alertou. Para o gerente da Zenvia, “isso, consequentemente, leva a uma melhor retenção de funcionários, permitindo que as pequenas empresas mantenham uma força de trabalho experiente e, ao mesmo tempo, evitem os custos de treinar novos colaboradores”.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

25 de Novembro de 2024

Evento promove troca de experiências entre mulheres empreendedoras em Santa Maria

SAIBA MAIS

 

22 de Novembro de 2024

Sebrae participa do lançamento da 4ª Edição do Open InnovationX em 2025

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 14/11/2024 16:32

Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar

Sebrae RS Podcast 01/01/2024 15:00

Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: