Mais buscados: MEi CREDITO Sei boas Praticas Consultoria
Da Redação
A região da Campanha e da Fronteira Oeste aos poucos vai ganhando um novo perfil graças à mobilização e sinergia entre os diversos integrantes dos ecossistemas de inovação que começaram a se formar na região com apoio do Sebrae RS. “O tema está fervilhando na região coma aproximação de diferentes iniciativas ligadas à inovação”, relata Márcio Eduardo da Silva, analista de projetos de inovação na Gerência Regional Campanha e Fronteira Oeste do Sebrae RS. Com o avanço da mobilização, já começaram as tratativas para formação de um grupo para participar da Rio Innovation Week, que acontecerá de 13 a 16 de janeiro, no Rio de Janeiro.
O entusiasmo dos empreendedores foi reforçado com a visita realizada dia 18 de novembro ao Instituto Caldeira e ao TecnoPUC. A missão técnica foi uma iniciativa do Sebrae RS que reuniu um grupo de 30 pessoas, de três ecossistemas da região; Área Binacional (Santana Livramento – Rivera), Startup Pampa e Alegrete e Uruguaiana. O técnico informa que esses dois municípios estão iniciando a fase de implantação de seus ecossistemas de inovação através do programa Cidade Empreendedora. “Eles tiveram a oportunidade de ver na prática tudo que estes ambientes de inovação da capital estão fazendo pelo nosso estado,” complementa.
“Essa missão foi importante para que os diversos atores do ecossistema, como poder público, empresas e universidade, pudessem ver materializados os conceitos da colaboração em ambientes de inovação, se vendo representados e entendendo como colaborar no ecossistema local,” afirma o Coordenador do Pampatec – Parque Científico e Tecnológico do Pampa, Emerson Rizzatti. A programação incluiu uma palestra de Ricardo Geromel, especialista em inovação e empreendedorismo, e, na sequência, houve uma visita guiada ao Instituto Caldeira. Ainda pela manhã, o grupo acompanhou um pitch day e conheceu o espaço SEBRAEX. A agenda da tarde foi dedicada ao TecnoPUC e a coordenadora de comunidades da PUCRS, Daniela Carrion, mostrou os diversos coworkings, incubadoras e startups ali instalados.
Houve também uma palestra do coordenador do Pacto Alegre, Luiz Carlos Filho, contando um pouco desta iniciativa. No encerramento da programação houve uma rodada de apresentações de dois cases de ecossistema da região, (ÁreaB e Startup Pampa) para que Uruguaiana e Alegrete, onde a inovação dá os primeiros passos, possam aprender com os desafios que outros vivenciaram. “Os participantes ficaram super inspirados e mobilizados”, salienta Silva. A missão promovida pelo Sebrae RS a Porto Alegre contou com apoio do SICREDI (Essência e Fronteira Sul), EGD, Loupen Tecnologia, Pilecco Nobre, Dambo e Horizonte Automobiles.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.