Mais buscados: Mei credito sei boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Natal – O turismo rural está em alta e um destino gaúcho esteve em evidência na 11ª edição da Ruraltur. É o Morro de Amores, roteiro desenvolvido em 2014 pelo Projeto Gaúcho do Pampa ao Mar, Turismo Rural, Costa Doce e Pampa Gaúcho, promovido pelo SEBRAE/RS. O evento destacou as principais ações no segmento, entre 26 e 28 de agosto, na Arena das Dunas, em Natal. Durante o encontro, a iniciativa gaúcha foi apresentada, assim como seus resultados e empreendimentos, como o Espaço de Lazer da Família Signorini, que será inaugurado em setembro.
Promovida pelo SEBRAE do Rio Grande do Norte, a Ruraltur, que desde 2014 tem abrangência nacional, é considerada uma vitrine para novos negócios e troca de experiência no segmento. A gestora de projetos de turismo da Regional Sul do SEBRAE/RS, Jussara Cruz Argoud, participou do evento para apresentar o destino turístico Morro de Amores, desenvolvido pela entidade com parceiros locais. “O roteiro nasceu no ano passado como resultado final do projeto. Fizemos um diagnóstico e um levantamento de tudo o que podíamos realizar e, com auxílio de uma assessoria de turismo, formatamos o produto e também as propriedades”, conta. No primeiro ano, foram três empreendimentos e hoje já são 15. “Em setembro, iremos inaugurar mais um, o Espaço de Lazer da Família Signorini”, antecipa Jussara.
Em janeiro de 2015, um técnico do SEBRAE Nacional conheceu a proposta gaúcha e fez o convite para a apresentação na Ruraltur. “Ficamos muito felizes com a possibilidade de apresentar o crescimento do nosso trabalho. Fomos muito bem recebidos e muito elogiados pelos participantes”, orgulha-se Jussara. Para a técnica, a participação em um encontro com propostas tão diferentes da realidade gaúcha, valoriza o que vêm sendo feito aqui.
Um dia no sítio
A apresentação também contou com a presença do empreendedor Cilon Dias Rodriguez, dono do Sítio Sonho Meu, que destacou como pontos principais do evento as diferenças entre o turismo rural de cada região e a possibilidade de trocar experiências. “Foi muito positivo conhecer o que eles oferecem, a forma como recepcionam os visitantes, e as diferenças entre gastronomia, vegetação e a estrutura dos sítios”, explica.
O Sítio Sonho Meu completou um ano de fundação. Oferece como principais atrativos o café colonial, a trilha temática São Francisco, com trechos da oração espalhadas pelo percurso, e outras atividades que podem ser realizadas ao longo de um dia inteiro na propriedade. “Nosso lugar é bastante acolhedor. Durante o meu depoimento, foi interessante ver que muita coisa era novidade. Explicamos o que é o galeto, o próprio café colonial, ou seja, a diversidade é grande e encantadora”, ressalta Rodriguez.
Para 2016, o empresário já tem planos. “Vamos organizar grupos com escolas, e desenvolver um produto com material pedagógico. Ainda nesse ano, queremos oferecer a possibilidade de grupos formados apenas por familiares conhecerem nosso sítio. A ideia é oferecer um dia familiar, em que eles possam conhecer nossas atrações, preparar um almoço típico e aproveitar o dia juntos”, finaliza.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.