Mais buscados: MeI crEdito sei boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Natal – O turismo rural está em alta e um destino gaúcho esteve em evidência na 11ª edição da Ruraltur. É o Morro de Amores, roteiro desenvolvido em 2014 pelo Projeto Gaúcho do Pampa ao Mar, Turismo Rural, Costa Doce e Pampa Gaúcho, promovido pelo SEBRAE/RS. O evento destacou as principais ações no segmento, entre 26 e 28 de agosto, na Arena das Dunas, em Natal. Durante o encontro, a iniciativa gaúcha foi apresentada, assim como seus resultados e empreendimentos, como o Espaço de Lazer da Família Signorini, que será inaugurado em setembro.
Promovida pelo SEBRAE do Rio Grande do Norte, a Ruraltur, que desde 2014 tem abrangência nacional, é considerada uma vitrine para novos negócios e troca de experiência no segmento. A gestora de projetos de turismo da Regional Sul do SEBRAE/RS, Jussara Cruz Argoud, participou do evento para apresentar o destino turístico Morro de Amores, desenvolvido pela entidade com parceiros locais. “O roteiro nasceu no ano passado como resultado final do projeto. Fizemos um diagnóstico e um levantamento de tudo o que podíamos realizar e, com auxílio de uma assessoria de turismo, formatamos o produto e também as propriedades”, conta. No primeiro ano, foram três empreendimentos e hoje já são 15. “Em setembro, iremos inaugurar mais um, o Espaço de Lazer da Família Signorini”, antecipa Jussara.
Em janeiro de 2015, um técnico do SEBRAE Nacional conheceu a proposta gaúcha e fez o convite para a apresentação na Ruraltur. “Ficamos muito felizes com a possibilidade de apresentar o crescimento do nosso trabalho. Fomos muito bem recebidos e muito elogiados pelos participantes”, orgulha-se Jussara. Para a técnica, a participação em um encontro com propostas tão diferentes da realidade gaúcha, valoriza o que vêm sendo feito aqui.
Um dia no sítio
A apresentação também contou com a presença do empreendedor Cilon Dias Rodriguez, dono do Sítio Sonho Meu, que destacou como pontos principais do evento as diferenças entre o turismo rural de cada região e a possibilidade de trocar experiências. “Foi muito positivo conhecer o que eles oferecem, a forma como recepcionam os visitantes, e as diferenças entre gastronomia, vegetação e a estrutura dos sítios”, explica.
O Sítio Sonho Meu completou um ano de fundação. Oferece como principais atrativos o café colonial, a trilha temática São Francisco, com trechos da oração espalhadas pelo percurso, e outras atividades que podem ser realizadas ao longo de um dia inteiro na propriedade. “Nosso lugar é bastante acolhedor. Durante o meu depoimento, foi interessante ver que muita coisa era novidade. Explicamos o que é o galeto, o próprio café colonial, ou seja, a diversidade é grande e encantadora”, ressalta Rodriguez.
Para 2016, o empresário já tem planos. “Vamos organizar grupos com escolas, e desenvolver um produto com material pedagógico. Ainda nesse ano, queremos oferecer a possibilidade de grupos formados apenas por familiares conhecerem nosso sítio. A ideia é oferecer um dia familiar, em que eles possam conhecer nossas atrações, preparar um almoço típico e aproveitar o dia juntos”, finaliza.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
09 de Setembro de 2024Sebrae estreia na Feira do Livro de Lajeado com foco na Educação Empreendedora
SAIBA MAIS06 de Setembro de 2024
Queijo artesanal maturado há oito meses será degustado pela primeira vez em feira no Centro Histórico de Poa, a partir de sexta (06/09)
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.