Mais buscados: Mei credito sei boas Praticas CONSULTORIA
Da Redação
Porto Alegre – As micro e pequenas empresas gaúchas geraram 9.215 empregos no mês de novembro de 2012, colocando o Rio Grande do Sul na terceira posição no país na criação de novos postos de trabalho por empreendimentos com até 99 colaboradores. O Estado ficou atrás apenas de São Paulo, com 18.143 empregos e Rio de Janeiro, com 17.850. Os números são de levantamento realizado pelo Sebrae Nacional com os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgado mensalmente pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
No país, em novembro passado, as MPEs foram responsáveis por 90.950 contratações, garantindo o saldo positivo no mês, pois as grandes e médias empresas demitiram 44.855 empregados. Até o final do 11º mês de 2012, as micro e pequenas empresas criaram, no Brasil, mais de 1,13 milhão de novos empregos formais. No Rio Grande do Sul, no mesmo período, foram gerados, pelas MPEs, 64 mil e 900 postos de trabalho e 7.859 pelas médias e grandes.
Para o presidente do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch, o resultado do levantamento reforça a importância das micro e pequenas empresas para a economia gaúcha e do Brasil. “Como totalizam 99% dos empreendimentos no Estado e no País, e exercem papel fundamental na geração de emprego e renda, precisamos olhar com muita atenção para as suas necessidades e potencialidades”, avalia.
Dentre os pequenos negócios, o setor que mais criou empregos foi o de comércio, crescimento que pode ser atribuído à proximidade das festas de final de ano, que sempre aquecem a economia. Em segundo lugar ficou o setor de serviços, vagas oriundas da elevação do emprego em todos os seus ramos. Na indústria de transformação os ramos que registraram saldo positivo foram o da indústria de material de transportes e o da indústria mecânica.
Com os resultados de novembro, os micro e pequenos empreendimentos caminham para fechar o ano com um impacto na geração de empregos bem superior às médias e grandes empresas. Foram 11 meses de resultados positivos, alcançando uma média mensal que ultrapassa a casa de cem mil novos postos de trabalho. Desde o início de 2012, as empresas com até 99 funcionários criaram mais de 1,13 milhões de empregos, enquanto que as médias e grandes empresas foram responsáveis pela geração de pouco mais de 286 mil postos de trabalho.
Leia também matéria sobre os resultados nacionais: 90 mil novos empregos
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.