Loading SEBRAE

Mais buscados: sei MEI credito Consultoria BOAS PRATICAS

Loading SEBRAE

Notícias

Muita inspiração para os negócios no retorno da NRF

Imersão internacional promovida pelo Sebrae RS aconteceu durante toda a semana passada

atualizado em: 22/01/20

Da Redação

COMPARTILHE

Depois de passar oito dias nos Estados Unidos vivendo e respirando as principais tendências do varejo mundial, chegou a hora de organizar as ideias e começar a colocar em prática todo o conhecimento adquirido com a imersão internacional à NRF Retail’s Big Show 2020 (National Retail Federation), maior feira de varejo do mundo, que aconteceu ao longo da semana passada, em Nova Iorque.

“Da NRF, trouxemos uma série de aprendizados. As empresas, por exemplo, crescem em faturamento quando envolvem o colaborador em todos os processos, as marcas precisam ter opções diversificadas com parcerias entre outras empresas, as jornadas de compras precisam ser facilitadas, cada vez mais o varejo precisa fazer uso de data driven para entender o que o cliente necessita, além de moldar sua estratégia para aumentar o fluxo na loja física, sem deixar de lado o e-commerce e o Social Commerce (marketing boca a boca virtual em que o lojista retribui os clientes que falam bem da empresa) e o mais importante: o senso de comunidade, que é quando o empresário está atento ao seu entorno e quais são as reais necessidades do seu bairro”, comenta o coordenador estadual de projetos de varejo no Sebrae RS, Fabiano Zortéa.

Muita inspiração para os negócios no retorno da NRF

O Sebrae RS, em parceria com Sindilojas Porto Alegre, CDL Porto Alegre, Senac e Fecomércio, levou um grupo de 20 empresários gaúchos e mais líderes do varejo e instituições parceiras para os Estados Unidos. Por lá, foi possível conhecer os produtos e tecnologias de última geração que serão responsáveis por proporcionar uma nova visão sobre o varejo e contribuir para melhorar a experiência de compra oferecida ao consumidor.

Arthur Bolacell, proprietário do Mercado Brasco, de Porto Alegre, estava entre os empresários na NRF. Voltou inspirado. “Uma das coisas que mais chamou atenção é que existem vários espaços em que os donos fazem curadorias de marcas. Um lugar é focado em fashion e eles colocaram várias marcas diferentes no mesmo espaço, funcionando como uma curadoria voltada para um determinado segmento. Como o meu negócio é alimentação, penso em um espaço para abrigar marcas que têm o mesmo propósito que o meu”, destaca.

A NRF também proporcionou relacionamento com os grandes players do mercado mundial. O empresário comenta que conseguiu conversar com o representante da Amazon Brasil e pretende fazer contato em breve para entender como podem realizar parcerias futuras. “As grandes empresas são acessíveis para os pequenos, têm produtos e querem trabalhar com a gente”, relata Bolacell.

Agora, no retorno ao Brasil, o Sebrae RS fará o acompanhamento das metas para que os empresários implementem as melhorias de forma mais assertiva.

 

Visitas para inspirar

Após a NRF, o grupo fez dezenas de visitas às empresas que estão operando nos Estados Unidos, praticando tendências e o conteúdo visto na feira. Foram dois dias para ver exemplos e se inspirar no protagonismo americano.

O roteiro de visitas começou na Levi’s Store, uma loja centenária que se reinventou para conquistar o público jovem, criando uma atmosfera divertida, com o som alto para mexer na estrutura sensorial, investiu na possibilidade de customização, deixando o produto exclusivo. Nela, há um display para escolher a camiseta e personalizá-la, por exemplo. “Isso tudo vai dando uma conexão afetiva com a marca porque o produto deixa de ser uma commodity e passa a ter um valor agregado percebido muito maior. Esse é um varejo que dá certo, que não troca produto por dinheiro, mas garante uma experiência sensorial e de customização para que o consumidor tenha produtos especiais”, destaca Zortéa.

Outro ponto interessante foi a Showfields, uma loja de departamentos com mais de 40 marcas que mistura arte, diversão, entretenimento, criando uma verdadeira experiência de compra e uma jornada diferente das tradicionais. A loja tem quatro andares divididos por pequenos espaços personalizados. O coordenador estadual de projetos de varejo no Sebrae RS destaca que “é uma oportunidade de startups terem sua primeira experiência física e o consumidor pode dar feedbacks e ver se pode ser escalável. É o futuro da loja de departamentos.”

Os empresários também visitaram a Amazon 4-Star, Chelsea Market, Neighborhood Goods, Starbucks Roastery, IKEA Planning Studio, Casper, Flying Solo, Rebag Flagship, Brompton Bikes, B8ta, Little Spain, Hudson Yards e The Shops.

 

Do RS para o mundo

A V.KingMan é uma marca gaúcha de camisas masculinas que cria peças para homens que gostam de sair do básico. A empresa está expondo sua marca na Flying Solo, em Nova York, onde os designers independentes de todo o mundo mostram suas coleções. A intenção da Flying Solo é transformar a cultura da moda através de uma experiência de varejo revolucionária e uma coleção pessoal. A oportunidade que aconteceu inspirada em uma imersão à NRF.

A V.Kingman começou no final de 2014. Três anos depois, a empresa ingressou no Programa da Indústria da Moda do Sebrae RS, que foi responsável pelo desenvolvimento, aprendizado e estruturação das ideias e ajudou no desenvolvimento do produto. Saiba mais sobre a empresa em www.vkingman.com.br

 

Leia também a matéria exclusiva sobre a V.Kingman na última edição da Revista Mais Sebrae clicando aqui.

Muita inspiração para os negócios no retorno da NRF 4

 

Não perca tempo!

Ficou interessado em participar de uma imersão internacional ao estilo do que foi a NRF? Ainda dá tempo! Isso porque o Sebrae RS está organizando outra imersão no mercado americano de foodservice: o National Restaurant Association – NRA Show 2020, a Feira da Associação Nacional dos Restaurantes, maior evento mundial de gastronomia que acontece entre os dias 16 a 19 de maio, em Chicago, nos Estados Unidos. As inscrições estão abertas até o dia 21 de fevereiro no link http://conteudo.sebraers.com.br/nra-2020.

Muita inspiração para os negócios no retorno da NRF 1

Interação com empresários durante NRF 2020.

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

27 de Fevereiro de 2020

Projeto Fornece 2020 estará na 44ª Fimec com 24 empresas

SAIBA MAIS

 

19 de Fevereiro de 2020

Palestra em Caxias do Sul traz um novo olhar sobre a moda

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 26/02/2020 15:15

Mercado para micro e pequenas empresas é favorável no país

Sebrae RS Podcast 26/02/2020 14:40

Scanner Sebrae possibilita autoavaliação das empresas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: