Mais buscados: mEI Credito SEI BOAS PRATICAS CONSULTORIA
Da Redação
Esteio – Basta apenas meio hectare de terra para a produtora rural Marcia Ines Sbruzz Ferrari, de Arroio do Meio, ‘fazer chover’, como diz o ditado popular. Proprietária da Agroecologia Ferrari, Marcia é referência na produção orgânica de hortaliças, verduras, frutas e chás, uma das inciativas que já rendeu a ela a conquista do Prêmio SEBRAE Mulher de Negócios em 2013. Nesta terça-feira, 30 de agosto, a empresária contou um pouco de sua trajetória, desafios e conquistas no Salão do Empreendedor Rural, iniciativa da FARSUL, do SENAR-RS e do SEBRAE/RS, na Expointer 2016.
Em sua palestra, Marcia comentou que, antes de se aventurar como empreendedora, trabalhou por 14 anos em uma indústria de calçados, período interrompido pelo nascimento de sua filha e a necessidade de cuidá-la. Para ajudar na renda familiar, decidiu plantar uma horta orgânica para consumo diário e o excedente era comercializado para vizinhos e padarias da região. Em busca de novos mercados, a empreendedora, juntamente com outros produtores do município, foi em busca de certificação nacional para seus hortifrútis (conquistada em 2012). “No dia 28 de novembro de 2013 recebi o prêmio SEBRAE Mulher de Negócios e, no dia 29, a propriedade foi inserida no roteiro turístico rural, outra vertente do meu trabalho. Agora, boa parte da produção fica aqui mesmo. Os visitantes participam do projeto Colhe e Pague, recebem uma cesta e chapéu de palha para realizar a colheita dos produtos desejados, e saem satisfeitos”, orgulha-se.
Família trabalha unida
O marido, que antes trabalhava fora como empregado, também agregou-se ao time, composto ainda pela filha de 12 anos. Foi ela que fez as primeiras divulgações do roteiro turístico nas redes sociais e ensinou Marcia a mexer na ferramenta. “Não fosse o nascimento dela, talvez eu ainda estivesse trabalhando naquela empresa de calçados. Hoje, sou dona do meu próprio negócio, temos dinheiro para viver bem e não troco a minha atividade por nada”, comemora. Segundo a produtora, entre 2015 e 2016, o roteiro turístico aumentou o número de visitantes em 60% e a receita de sua empresa também subiu 18%. “Mas tudo isso não seria possível sem a contribuição de várias entidades como SEBRAE/RS, SENAR-RS, Emater, Afubra, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e administração municipal”, destacou Marcia.
Salão do Empreendedor Rural
O Salão do Empreendedor Rural é uma iniciativa inédita da FARSUL, do SENAR-RS e do SEBRAE/RS, através do Programa Juntos para Competir, na Expointer. Localizado no Pavilhão Internacional do Parque de Exposições Assis Brasil, o espaço contempla uma extensa programação que inclui tendências e oportunidades do agronegócio, palestras para a melhoria da propriedade rural, atendimento especializado ao produtor, além das tradicionais Vitrine da Carne e Vitrine dos Alimentos.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.