
Mais buscados: Mei credito SEI boas Praticas Consultoria

Da Redação
Esteio – Basta apenas meio hectare de terra para a produtora rural Marcia Ines Sbruzz Ferrari, de Arroio do Meio, ‘fazer chover’, como diz o ditado popular. Proprietária da Agroecologia Ferrari, Marcia é referência na produção orgânica de hortaliças, verduras, frutas e chás, uma das inciativas que já rendeu a ela a conquista do Prêmio SEBRAE Mulher de Negócios em 2013. Nesta terça-feira, 30 de agosto, a empresária contou um pouco de sua trajetória, desafios e conquistas no Salão do Empreendedor Rural, iniciativa da FARSUL, do SENAR-RS e do SEBRAE/RS, na Expointer 2016.
Em sua palestra, Marcia comentou que, antes de se aventurar como empreendedora, trabalhou por 14 anos em uma indústria de calçados, período interrompido pelo nascimento de sua filha e a necessidade de cuidá-la. Para ajudar na renda familiar, decidiu plantar uma horta orgânica para consumo diário e o excedente era comercializado para vizinhos e padarias da região. Em busca de novos mercados, a empreendedora, juntamente com outros produtores do município, foi em busca de certificação nacional para seus hortifrútis (conquistada em 2012). “No dia 28 de novembro de 2013 recebi o prêmio SEBRAE Mulher de Negócios e, no dia 29, a propriedade foi inserida no roteiro turístico rural, outra vertente do meu trabalho. Agora, boa parte da produção fica aqui mesmo. Os visitantes participam do projeto Colhe e Pague, recebem uma cesta e chapéu de palha para realizar a colheita dos produtos desejados, e saem satisfeitos”, orgulha-se.
Família trabalha unida
O marido, que antes trabalhava fora como empregado, também agregou-se ao time, composto ainda pela filha de 12 anos. Foi ela que fez as primeiras divulgações do roteiro turístico nas redes sociais e ensinou Marcia a mexer na ferramenta. “Não fosse o nascimento dela, talvez eu ainda estivesse trabalhando naquela empresa de calçados. Hoje, sou dona do meu próprio negócio, temos dinheiro para viver bem e não troco a minha atividade por nada”, comemora. Segundo a produtora, entre 2015 e 2016, o roteiro turístico aumentou o número de visitantes em 60% e a receita de sua empresa também subiu 18%. “Mas tudo isso não seria possível sem a contribuição de várias entidades como SEBRAE/RS, SENAR-RS, Emater, Afubra, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e administração municipal”, destacou Marcia.
Salão do Empreendedor Rural
O Salão do Empreendedor Rural é uma iniciativa inédita da FARSUL, do SENAR-RS e do SEBRAE/RS, através do Programa Juntos para Competir, na Expointer. Localizado no Pavilhão Internacional do Parque de Exposições Assis Brasil, o espaço contempla uma extensa programação que inclui tendências e oportunidades do agronegócio, palestras para a melhoria da propriedade rural, atendimento especializado ao produtor, além das tradicionais Vitrine da Carne e Vitrine dos Alimentos.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Novembro de 2025Inova Centro de Santa Maria participa do ELI Summit Nacional 2025, em Natal (RN)
SAIBA MAIS05 de Novembro de 2025
Sebrae RS leva experiência prática e reconhecimento à Expo Favela RS 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.