Loading SEBRAE

Mais buscados: MeI Credito SEI boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Mulheres empreendem mais em casa do que homens

atualizado em: 26/03/15

Da Redação

COMPARTILHE

Número de empresárias que montam a empresa na própria residência é cinco vezes maior que o de empresários

Da Redação

Trabalhar em casa é uma opção para 34% das empresárias (Foto: Banco de Imagens)

Brasília – Empreender na própria casa tem sido a opção de muitas mulheres. De acordo com o Anuário das Mulheres Empreendedoras e Trabalhadoras das Micro e Pequenas Empresas, realizado pelo SEBRAE em parceria com o Dieese, 34% das mulheres que têm uma empresa trabalham em suas residências. Entre os homens, essa opção é feita por apenas 6% dos donos de negócios, número cinco vezes inferior.

De acordo com o presidente do SEBRAE, Luiz Barretto, muitas mulheres optam por trabalhar em casa porque o empreendedorismo permite que elas trabalhem e cuidem da família ao mesmo tempo. “A cada 100 empreendedoras, 68 têm ao menos um filho e 92 fazem, também, os afazeres domésticos, que adicionam à jornada, em média, 24 horas por semana. Por isso, para elas, é mais fácil empreender na própria casa. Ao mesmo tempo em que são empresárias, são mães presentes”, afirma Barretto.

Mas para que a mulher tenha sucesso no empreendimento é preciso encontrar equilíbrio para não misturar contas e afazeres domésticos com as despesas e lucros e atividades da empresa. Mesmo operando de casa, o empreendedor deve ter em mente que seu êxito depende de muito esforço, planejamento, disciplina, definição concreta de metas e objetivos. “Não é por trabalhar em casa que o empreendedor dispõe de tempo livre para fazer o que quiser, na hora em que bem entender”, destaca Barretto.

O ideal é que a empreendedora que trabalha na própria residência estabeleça horários e rotinas a serem rigorosamente cumpridos. Ela tem de estar atenta à qualidade do produto, aos prazos de entrega e ao atendimento à sua clientela com todo profissionalismo, da mesma maneira que alguém que toca seu negócio de um escritório ou de uma loja. Se possível, é recomendado a separação dos ambientes doméstico e empresarial, ou seja, ter um cômodo da casa disponível para a empresa, de preferência com uma estrutura própria.

Há uma diversidade de negócios que se adaptam melhor ao formato home office, como salões de beleza, artesanato, corte e costura, reforço escolar, escritórios de contabilidade, publicidade, computação gráfica, consultoria e advocacia e venda de cosméticos. Antes de montar a empresa, é importante consultar os órgãos municipais e estaduais, como a prefeitura, vigilância sanitária e corpo de bombeiros. Existem regras municipais específicas para funcionamento de uma empresa em área residencial e que definem as atividades que podem ser realizadas nesse contexto.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

12 de Dezembro de 2025

4 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento

SAIBA MAIS

 

12 de Dezembro de 2025

Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/10/2025 16:30

Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado

Sebrae RS Podcast 16/07/2025 10:00

Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: