Mais buscados: MEi Credito SEI boas Praticas Consultoria
Da Redação
Em parceria com o Sebrae RS, por meio do Programa Cidade Empreendedora, a prefeitura de Santiago está desenvolvendo o Projeto Santiago Mais na Educação, que tem como base as ações do eixo Educação Empreendedora. A primeira iniciativa da formação continuada para os educadores municipais em 2023 acontece no dia 11 de março, com a Oficina Professor do Futuro. A capacitação será ofertada a 30 profissionais, que atuarão como multiplicadores da aprendizagem para os demais colegas nas escolas em que atuam, contribuindo para a execução do programa e a montagem dos projetos.
Atualmente, a rede municipal de educação de Santiago é composta por 311 professores distribuídos nas etapas de Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II da Educação Básica. As demais ofertas do Programa acontecerão ao longo do ano, conforme o planejamento da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), envolvendo o mesmo conceito de professores multiplicadores. Entre as atividades a serem realizadas estão: Projeto Jovens Criativos, Trilhas do Empreendedorismo, Trilha Desenvolvimento de Competências Socioemocionais e Educação Financeira.
“Nossa expectativa é sensibilizar os profissionais da educação quanto à relevância do empreendedorismo, tendo em vista que estimular o espírito empreendedor desde a infância incentiva a mentalidade de crescimento, a crença na própria capacidade de ter sucesso e a construção de habilidades por meio do esforço próprio”, destaca a secretária da SMEC, Mara Rebelo. De acordo com ela, crianças criticamente empoderadas constroem suas próprias visões, aprendem a confiar em sua capacidade de lidar com múltiplas situações e a encarar desafios com confiança.
Por isso, Mara diz que é fundamental intensificar práticas e projetos com foco na Educação Empreendedora, com vistas à garantia do desenvolvimento das dez competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como no Documento Orientador Municipal, que prevê a implementação de uma educação ativa, inclusiva e de qualidade. “Sabemos que empreender é uma atitude de vida, que deve ser instigada e desenvolvida com e pelas crianças/estudantes para que estes sejam protagonistas na concretização dos seus próprios sonhos e projetos”, conclui a secretária.
Sobre o eixo Educação Empreendedora
A educação empreendedora proposta pelo Sebrae RS busca transformar jovens em cidadãos mais preparados para os novos desafios da sociedade, entendendo o empreendedorismo como um jeito de ser no mundo. O objetivo é estimular o desenvolvimento de competências empreendedoras nos estudantes, alinhadas às premissas da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Sobre o Cidade Empreendedora
O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
10 de Outubro de 2024Não-Me-Toque investe na capacitação de servidores municipais com programa Cidade Empreendedora
SAIBA MAIS10 de Outubro de 2024
Com representantes de 12 países e 21 estados brasileiros, Mostratec-Liberato é lançada oficialmente
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
26/09/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para organizar as finanças e aumentar as vendas
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.