Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI Mei Credito Consultoria boas praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Municípios da Região Sul aprovam Lei de Educação Empreendedora

Canguçu e Morro Redondo oficializaram medida que promove a inclusão da temática do empreendedorismo na educação

07/11/17

Da Redação

COMPARTILHE

Uma ação desenvolvida pelo SEBRAE RS em parceria com prefeituras do Estado está estimulando ainda mais o empreendedorismo entre estudantes do ensino fundamental. Leis municipais que estimulem a Educação Empreendedora já são uma realidade em seis municípios. Na Região Sul, Canguçu e Morro Redondo passam a fazer parte de cidades com a lei aprovada e terão calendário de atividades para 2018.

Política pública leva o tema empreendedorismo para as salas de aula do ensino fundamental (Foto: Banco de Imagens)

A coordenadora estadual de Educação Empreendedora do SEBRAE RS, Lubianca Motta, explica que o objetivo é trabalhar para que as escolas possam adotar o tema na educação básica. “Buscamos consolidar um conjunto de iniciativas que contribuam para a educação e o mundo do trabalho, em especial o desenvolvimento de comportamentos empreendedores na criança e no jovem. Nesse sentido, a lei formaliza um projeto de governo que congregue estratégias de desenvolvimento sócio-econômico com as políticas municipais de educação”, disse.

A iniciativa reforçará um trabalho que já vem sendo feito nas cidades daquela região. Conforme explica o técnico da Regional Sul do SEBRAE RS Fabrício Burkert, o programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) será um dos pontos de atuação da lei. “Essa iniciativa tem como objetivo capacitar professores de escolas do ensino fundamental para disseminar conceitos sobre empreendedorismo na sala de aula. Com a regulamentação da lei, ele entrará no calendário de ações”, conta. Atualmente, 200 professores de 50 escolas participam do JEEP, contabilizando um público estimado de 4 mil alunos em Pelotas, Canguçu, Morro Redondo, Pinheiro Machado, Camaquã e Tapes.

Segundo Burkert, as cidades que já aderiram servem como um estímulo, também, para que outros municípios coloquem o debate em pauta e em votação. “Outras localidades estão com o projeto em tramitação, seja no executivo ou no legislativo”, ressalta. A cultura do empreendedorismo nas escolas terá grade de atividades já para o início de 2018. “Essas cidades que aprovaram a lei irão organizar esforços para mobilizar escolas e professores para a metodologia do JEEP”, adianta o técnico.

Para o vice-prefeito e Secretário de Educação em Canguçu, Cledemir Gonçalves, a legislação irá abrir muitos caminhos para o município. “Realizamos um bom trabalho com o SEBRAE RS ao longo de 2017 com o JEPP, e a lei implementada deverá possibilitar inclusive recursos para as escolas”, disse. Ele adianta que o próximo passo é planejar o ano letivo de 2018. “As atividades escolares já estão no final, mas vamos trabalhar para que no próximo calendário tenhamos a grade curricular adequada dentro desse tema”, finaliza.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

13 de Novembro de 2018

“Não existe cidade burra, existe gestão burra”, diz Cláudio Nascimento

SAIBA MAIS

 

13 de Novembro de 2018

Quando funcionalidade e formato importam

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 13/11/2018 09:50

Lajeado recebe palestra para incentivar empresários locais

Sebrae RS Podcast 09/11/2018 17:49

Seminário discute futuro de Alimentos e Bebidas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: