Loading SEBRAE

Mais buscados: MEI CRÉDITO Sei boas Praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Municípios do Programa Cidade Empreendedora compartilham cases de sucesso na Mercopar 2023

Rio Grande e Camaquã dividiram suas experiências em desburocratização e compras públicas durante o evento Transformar Juntos

atualizado em: 26/10/23

Da Redação

COMPARTILHE

Dois municípios que integram o Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae RS, foram destaque no evento Transformar Juntos, realizado na Mercopar 2023. Referências estaduais quando o assunto é desburocratização e compras públicas, Rio Grande e Camaquã subiram ao palco para compartilhar suas experiências com gestores de mais de 250 localidades gaúchas.  

O Transformar Juntos tem o objetivo de debater questões relevantes relacionadas à simplificação dos processos de abertura, legalização e aumento da produtividade no ambiente dos pequenos negócios, além de apresentar as melhores práticas do setor de compras públicas.  

Por muito tempo, Rio Grande ocupou o primeiro lugar no ranking do Ministério da Economia como o município brasileiro com o maior número de CNAEs de baixo risco. Com o projeto “Rio Grande Bem Mais Simples”, o município trilhou um caminho de evolução até chegar ao número de 1.155 atividades dispensadas de licença prévia.  

Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (SMDIT), Luciane Compiani Branco, essa oportunidade de troca de experiências na Mercopar é muito importante. “A implementação da Lei de Liberdade Econômica em Rio Grande representou uma mudança de conceito baseada na confiança entre o poder público e os empresários, trazendo mais autonomia e poder aos empreendedores”, destacou Luciane.  

Em Camaquã, o avanço no eixo de Compras Públicas ajuda a fortalecer a economia local e as pequenas empresas. Enquanto a média dos municípios do RS adquire 53% de produtos e serviços de MPEs e 20% de MPEs locais, em Camaquã esses percentuais sobem para  56% e 39%, respectivamente.  

De acordo com o secretário de Desenvolvimento, Inovação, Cultura e Turismo de Camaquã, Clayton Dworzecki, os números representam uma mudança de paradigma do setor empresarial em negociar com a administração municipal. Isso se deve à confiança gerada em relação aos prazos de pagamentos, assim como a constante interlocução do poder público municipal com os empresários e entidades de classe. “Trouxemos mais visibilidade aos processos de compras públicas e,  apesar dos bons números, ainda estamos em fase de implantação de melhorias, com a elaboração e divulgação do plano municipal de compras públicas”, aponta Dworzecki. 

Ele comenta que, somado a estes fatores, a confiança do setor empresarial na administração se deu também a partir de investimentos significativos realizados nos últimos anos em obras de infraestrutura, como pavimentação asfáltica e iluminação de LED e em reformas estruturantes, como a previdenciária e administrativa. “Esses e outros fatores reforçam a seriedade do trabalho e, de forma indireta, estimulam os empresários a investirem ainda mais nos seus negócios, impulsionando o crescimento econômico do município”, completa o secretário. 

Sobre o Cidade Empreendedora 

O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.  

Para saber mais sobre o programa acesse: https://cidadeempreendedora.sebraers.com.br/ 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

23 de Fevereiro de 2024

Sebrae RS abre inscrições para o Selo Sebrae de Referência em Atendimento da Sala do Empreendedor

SAIBA MAIS

 

22 de Fevereiro de 2024

Sebrae RS lança convênio com Governo do Estado do Rio Grande do Sul para desenvolvimento de MEIs

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Sebrae RS Podcast 16/01/2024 14:00

No Plano de Voo, empresária compartilha tendências após participar da maior feira de alimentação e bebidas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: