Loading SEBRAE

Mais buscados: MeI credito sei BOAS Praticas consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

“Não existe cidade burra, existe gestão burra”, diz Cláudio Nascimento

Palestrante falou sobre a experiência como gestor em PE

atualizado em: 13/11/18

Da Redação

COMPARTILHE

Foi com um vídeo que o vice-presidente da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes, Cláudio Nascimento, iniciou sua palestra no Palco 1 do Insight 2018. Na tela, as pessoas imitavam os comportamentos uma das outras dentro de um elevador. “Se identificaram?”, indagou. “Somos seres sociáveis replicadores”, respondeu à própria indagação.

Nascimento foi um dos palestrantes que participou do Insight 2018 (Foto: Cassius Souza)

Para Nascimento, o conceito que o mercado tenta impor de cidade inteligente está equivocado no Brasil. “Em primeiro lugar, não existe cidade burra, existe gestão burra. Vejo muita gente falando em empreendedorismo, startups, IoT e que não olha para o lado. Tem muita coisa para resolver bem perto. O pensamento pode ser global, mas ação tem de ser local.  A tecnologia evoluiu para facilitar, não para nos tornar refém dela”, criticou. Ao mostrar um slide que continha uma foto de descartes, provocou a plateia, questionando-a sobre o que enxergavam para, em seguida, comprovar que a maioria das pessoas acha que resíduo é lixo. “Resíduo é dinheiro que ninguém sabe como ganhar”, disse.

O palestrante defendeu que cidade inteligente é aquela que conversa, e mostrou exemplos, como os próprios da carreira de gestor no estado de Pernambuco. Para ele, é preciso sentir, criar, partilhar. “Em Águeda, Portugal, o prefeito convocou artistas para conversar. Com a ideia de colocar sombrinhas coloridas em uma rua, milhares de pessoas foram atraídas. Sintra, também em Portugal, passou a ser visitada ao mostrar vestimentas antigas e apostar no turismo de charme. Aqui, transformamos uma área degradada de Recife – a Ilha do Recife Antigo – no Porto Digital – um cluster global de desenvolvimento tecnológico. Somos reconhecidos lá fora”, valoriza, ao lembrar de uma menção de Jerome Engel em Moscou, que incluiu a capital pernambucana entre as mais inovadoras do mundo.

Ao defender o ponto de vista, organizou a apresentação em quatro questionamentos:

– Em que cidade vamos viver daqui a 20 anos?

– Que planos e projetos revelam a alma da sua cidade?

– As leis garantem a alma de sua cidade?

– Como os investimentos estão transformando sua cidade?

“Se alguém me perguntar a alma de Olinda, eu vou falar, conheço a história da minha cidade. Temos que entender nossa origem e onde estamos. Não adianta colocar a culpa dos problemas na conta dos governantes. É preciso fazer pelo seu lugar”, defendeu Nascimento.

Nessa linha, o gestor enfatizou que, em nenhum momento, permitiu políticos e governos no conselho do Porto Digital, que hoje conta com mais de 300 empresas e cerca de 9 mil colaboradores. “Quando o trabalho é bom, o poder público procura. Estamos movimentando o PIB, eles se interessam e passam a respeitar”, revela.

Na parte final, alertou a não esperar por governo, e, sim, fazer. “Se eu tivesse assimilado o que a sociedade impõe, nem teria entrado na faculdade. A lógica de governo é políticas-processos-serviços e o cidadão pensa serviços-processos-políticas, isso talvez nunca se equalize. Não espere”, aconselha.

Como última mensagem, reafirmou: relação com cidade não é cabeça, é sentimento, é amor.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

17 de Julho de 2025

Salas do Empreendedor da Região Noroeste superam 33 mil atendimentos no 1º semestre de 2025

SAIBA MAIS

 

17 de Julho de 2025

Sebrae RS lança programa para impulsionar vendas de startups no estado

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 16/07/2025 10:00

Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas

Sebrae RS Podcast 16/05/2025 11:59

Missão do Sebrae RS leva empresários gaúchos para a maior feira de alimentos e bebidas do mundo em Chicago, a NRA Show 2025 (versão longa)

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: