
Mais buscados: MEI crEdito Sei BOAS PRATICAS consultoria

Da Redação

Não-Me-Toque – A implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas em Não-Me-Toque já está resultando em ações para incentivar o empreendedorismo. Com a adesão, a Prefeitura executou licitações exclusivas, nomeou dois agentes de desenvolvimento e projeta a abertura da Sala do Empreendedor.
Poder público e SEBRAE/RS estão juntos para desenvolver novos negócios no município. Conforme conta o técnico da regional Planalto da entidade Patric Cunha Strapazzon “a Prefeitura já compra das micro e pequenas empresas por meio das licitações exclusivas. O diferencial do município é que existem dois agentes de desenvolvimento nomeados”, conta.
Com o diagnóstico de implementação da Lei Geral, foi apurado que 44% das compras do município são realizadas com os pequenos negócios. Além disso, o município unificou a entrada de documentos e dados para a abertura, alteração e baixa de empresas. Em Não-Me-Toque, a desburocratização também é destaque, visto que a liberação de alvarás, para atividades de baixo risco, ocorre entre um e cinco dias úteis.
Agente de desenvolvimento nomeada pela prefeitura, Jaqueline Dreyer conta que ela e o também agente Roberto Barbosa concluíram um ciclo de capacitações para exercer a atividade. “Foi o primeiro curso avançado. Também estive em um encontro com outros agentes, que foi importante para entendermos e planejarmos atividades”, disse.
O projeto da Sala do Empreendedor, espaço que centraliza a entrada de documentos, ainda não tem data definida de inauguração. As atividades serão concentradas na Secretaria de Desenvolvimento. “Os futuros empresários nos procuram e informamos quais documentos eles precisam. Com isso nós providenciamos a entrada dos papéis, para evitar que ele circule por locais diferentes”, detalha. Para ela, o objetivo é “ser um elo entre o empreendedor e os órgãos responsáveis, desburocratizando ao máximo”, finaliza.
Sobre a Lei Geral das MPEs
A Lei 123/2006 oportuniza uma série de benefícios para os pequenos negócios, sobretudo na geração de emprego e renda e no fortalecimento das micro e pequenas empresas. A lei já foi implementada em 209 cidades gaúchas, sendo 37 em 2015. A meta é alcançar 50 novas implantações só este ano.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.