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Da Redação
Um simpático robozinho com touca de Papai Noel será encarregado de dar as boas-vindas aos clientes da Friza, Climatização e Acabamento. “Ele ficará na recepção da loja e também saudará os clientes com frases desejando um Feliz Natal”, revela Luciano Frubel, proprietário da loja em Garibaldi. Ele já tinha visto este tipo de robô – Rootie – no Japão e a partir de uma apresentação durante o Salão de Inovação na Mercopar, surgiu a ideia de usar o equipamento na loja para surpreender os clientes e criar um clima de celebração. A Friza atende a região da Serra e Porto Alegre com a venda e instalação de climatizadores e aquecedores de água e também a linha de acabamentos como louças e metais sanitários.
A iniciativa da Friza é só um exemplo do que pode ser feito para transformar a experiência de compras em algo especial e inusitado. O Natal é um dos eventos mais promissores do ano para o comércio. “Natal é afetividade. Para potencializar as vendas é preciso realizar conexões emocionais, entre a marca e os consumidores. Quando a oferta faz o cliente imaginar um momento de alegria na entrega do presente, a venda é uma consequência natural”, afirma o coordenador de varejo do Sebrae RS, Fabiano Zortéa. Dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) indicam que as vendas do Natal de 2021 devem movimentar R$ 34,3 bilhões no varejo, no Brasil. Isso representa um aumento de 4,3% em relação ao final do ano passado.
Depois de grandes desafios para o comércio, agora é a oportunidade para apostar em experiências capazes de surpreender o consumidor nos Pontos de Venda. “Lembre-se que esse ainda foi um ano diferente, em função da pandemia. Mais do que presentes, as pessoas querem se sentir queridas. Isso traz oportunidade para mostrar o benefício do produto ou serviço”, destaca Zortéa.
Para tanto, seguem algumas dicas para um Natal encantador e ao final link para o e-book:
Crie oportunidades, promoções e ótimas condições de pagamento: Aposte em descontos e ofertas, como “leve 3, pague 2”, e facilidades nas formas de pagamento. Essas iniciativas são boas formas de estimular o consumo. Além disso, determine o volume de produtos que quer vender e em quanto tempo. Com base nisso, defina o mix de produtos que terão os preços reduzidos e de quanto serão os descontos. Você também pode criar outros tipos de oportunidade para seu consumidor, como: entregas gratuitas, cartão fidelidade, cupons…
Aposte na decoração do seu estabelecimento: Traga o espírito natalino para sua loja física e online. A decoração estimula os clientes à compra de presentes. Não deixe faltar algo na decoração que remeta à época natalina, como por exemplo, árvore de Natal, bonecos de Papai Noel, as cores e etc. Além disso, aposte na decoração do layout do seu site de comércio eletrônico.
Aproveite os clientes atrasados: É certo que muita gente deixa para comprar os presentes na última hora, por isso prepare bem o seu estoque. Além disso, treine o seu pessoal para ajudar o cliente a encontrar o que precisa, encorajando-o também a retornar para futuras compras.
Organize a loja: A boa disposição dos produtos facilita, tanto para o vendedor quanto para o cliente, identificar o que se procura, e isso pode ser decisivo para o momento da compra. Além disso, é fundamental que o layout de sua loja esteja adaptado para receber um grande número de pessoas. É preciso pensar em como será feito o distanciamento para que todos fiquem seguros. Organize os espaços para filas, disponibilize álcool em gel e coloque placas sinalizando o uso obrigatório de máscara.
Invista em ações nas redes sociais Estar ativo no ambiente digital é uma ótima maneira de divulgar sua marca e, com isso, aumentar seu alcance e vender mais. Assim como em 2020, neste ano continuar com ações nas redes sociais será bem importante. Por isso, pode apostar na divulgação de promoções, produtos, na criação de conteúdos em vídeo e em qualquer ação que aproxime o seu negócio do seu cliente.
Treine sua equipe tanto de venda como de suporte: Para auxiliar com as altas demandas, as lojas costumam contratar mais funcionários no fim de ano. Contudo, é fundamental treiná-los sobre a cultura da empresa, produtos e serviços. Não basta aumentar o número de atendentes e ainda assim deixar seus clientes insatisfeitos.
Informe os prazos para a devolução e troca de presentes: Para proporcionar a melhor experiência de compra ao cliente, é essencial que os prazos para devolução e troca de produtos estejam claros para o cliente. Nem sempre se acerta no presente de natal, por isso, o momento da troca deve ser aproveitado também para incentivar a aquisição de novos produtos.
Solucione problemas: Mais do que vender muito no período natalino, busque encantar o seu cliente para que ele volte ao longo de todo o ano. Uma das melhores formas de fazer isso, é oferecer soluções rápidas para as necessidades dele. Alguns exemplos são criar uma lista de sugestões de presentes para este Natal, elaborar kits natalinos, entregar brindes e etc.
O Sebrae RS também lançou um e-book com 12 dicas para fazer bombar o Natal. Basta fazer o cadastro para baixar o conteúdo completo. Link: https://conhecimento.sebraers.com.br/lp/natal-2021/
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